Sociedade

Monchique quer ser referência entre cidades e vilas históricas termais da Europa

 
A Câmara Municipal de Monchique aprovou hoje, em Reunião de Câmara, a proposta de efetuar uma candidatura para aderir à Associação das Cidades e Vilas Históricas Termais da Europa, após convite do Presidente desta Associação.

 
Patrocinada pelo Conselho da Europa, e com presença em 11 países, fazem parte desta Associação em Portugal os Municípios de Caldas da Rainha e de S.Pedro do Sul. 
 
Segundo adianta nota da autarquia, esta Associação gere a Rota das Vilas e Cidades Termais da Europa e tem por objetivo a preservação e promoção do património histórico, patrimonial e cultural associados ao legado termal de que Monchique detém, sendo uma “alavanca” para o desenvolvimento turístico do concelho e do Algarve.
 
A edilidade recorda a este propósito, que desde o período romano que as águas de Monchique são conhecidas como “águas sagradas”.
 
A candidatura a apresentar colocará Monchique, as suas termas e o Algarve no centro de discussão e promoção do Turismo Termal Europeu, uma decisão que se espera favorável e será conhecida no próximo mês de maio, no Congresso desta Associação que se realiza em Portugal.
 
Conforme descreve a autarquia, este projeto começou a ser preparado após a participação do Município de Monchique, na Feira “Termatália” em Ourense.
 
Algarve Primeiro