Sociedade

Município de Albufeira assinala Dia Mundial do Turismo com programa dedicado ao “Algarvensis”

Foto|D.R (Rui Gregório)
Foto|D.R (Rui Gregório)  
No próximo dia 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo. Para assinalar a data, o Município de Albufeira organizou um programa que tem por objetivo chamar a atenção de residentes e turistas para a importância do turismo, destacando a seu contributo para o desenvolvimento sustentável dos territórios.

Vão ser dois dias dedicados a divulgar o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.
 
No dia 25 de setembro, o Município de Albufeira realiza a Caminhada no Algarvensis – PR4 – Percurso do Planalto do Escarpão, com início marcado para as 8h30, a partir do Castelo de Paderne. A iniciativa, que combina ciência, natureza e património cultural, visa promover uma caminhada interpretativa da paisagem e da geomorfologia, recriando no imaginário dos participantes os vários paleoambientes do Jurássico Superior existentes ao longo do percurso.
 
A 27 de setembro é a vez de dar a conhecer aos alunos do curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Secundária de Albufeira o território do aspirante Algarvensis.
 
O programa inclui visitas a Vale Fuzeiros (Património Cultural, Grés de Silves); Aldeia da Penina (Terra da Salamandra – Dinamismo Cultural) e Jazida do Metoposauro (Rocha da Pena); Aldeia de Paderne (Património Cultural, Pedestrianismo); Castelo de Paderne e Planalto do Escarpão (Jurássico).
 
À noite, realiza-se o concerto comemorativo do Dia Mundial do Turismo. Pelas 21h30, o palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco, no centro da cidade de Albufeira, recebe a “Albion Band de Southampton”, uma banda de metais formada em 1920, a partir da Banda “Scout Drum and Flute Band, pela Igreja Albion de Southampton. Trata-se da banda mais antiga desta cidade que, ainda hoje, continua a tocar nos mais diversos locais. A cidade de Londres tem sido palco privilegiado das suas atuações nestes últimos anos, incluindo o “Royal Park”, a Maratona de Londres e ainda em diversos cruzeiros, com partidas da cidade de Southampton. No estrangeiro têm atuado em vários países, nomeadamente na Alemanha, Portugal, Croácia, Dinamarca e Itália.
 
Para assinalar a efeméride vão, também, ser distribuídas flores ao longo de todo o dia e, à noite, durante a atuação da “Albion Band de Southampton”, no Largo Eng.º Duarte Pacheco.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “esta é uma forma expedita de os alunos do concelho visitarem aquele território do interior do algarve central e respetivos locais de interesse paisagístico, cultural e geológico, aprendendo de forma prática conceitos ligados à indústria turística, recursos e produto turístico, estruturação da oferta, entre outros conceitos importantes para o seu futuro profissional”. José Carlos Rolo sublinha, ainda, “a importância do Geoturismo como um dos três pilares de atuação dos Geoparques UNESCO”, que através da valorização dos aspetos ambientais e culturais, e assente nos princípios do turismo sustentável, promove a geodiversidade e o património geológico de forma integrada, no caso concreto através de uma visita ao território.
 
Recorde-se que os trabalhos preparatórios de candidatura à UNESCO tiveram início em 2019, prevendo-se, de acordo com a diretora científica do projeto, Cristina Veiga Pires, que a mesma seja efetivada em 2024.