Sociedade

Município de Lagoa instala detetor de trovoada

 
É possível monitorizar e acompanhar as condições meteorológicas.

 
Nos tempos que correm, em que se fala cada vez mais das alterações climáticas e de uma maior frequência de fenómenos meteorológicos extremos,  é cada vez mais importante monitorizar e acompanhar as condições meteorológicas, no sentido de precaver e minimizar alguns dos possíveis efeitos desses mesmos fenómenos.
 
Foi nesse sentido que a Troposfera – Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora estabeleceu um protocolo com o Município de Lagoa, para a cedência a título gratuito, de um detector de trovoada da rede Blitzortung. Este detetor já se encontra instalado e em fase de testes junto à estação meteorológica do Sitio das Fontes, complementando, assim, o projecto Meteofontes, explica a autarquia em nota de imprensa.
 
A rede Blitzortung é uma rede mundial, com milhares de detetores instalados em todos os países e que, funcionando de forma integrada, permitem uma deteção mais precisa e em tempo real das descargas elétricas atmosféricas que estão a ocorrer num dado local. Todos os dados registados podem ser facilmente visualizados em www.blitzortung.org e, em breve, estarão também no site da Metefontes.
 
Desta forma, as próximas trovoadas que ocorram em Portugal e apareçam no site da Blitzortung, já terão o contributo do detetor agora instalado no Sítio das Fontes, pelo que qualquer pessoa poderá acompanhar o desenvolvimento de tempestades,  estimando qual a sua deslocação, podendo precaver-se e tomar medidas de proteção com algum tempo de antecedência.