Sociedade

Natal no concelho de Loulé com regras apertadas mas com muita animação

 
Apesar das restrições impostas devido ao avanço da pandemia, a “Aldeia dos Sonhos”, que recria a típica aldeia do Pai Natal no coração da cidade de Loulé, abre este sábado, com medidas apertadas de segurança sanitária.

Em comunicado, a Câmara de Loulé informa que esta aldeia estende-se por quatro pontos principais da cidade – A Aldeia do Pai Natal (Cerca do Convento), o Largo dos Duendes (Alcaidaria do Castelo), o Pólo Sul (Largo D. Afonso III), para além de uma área com decoração alusiva à quadra natalícia no Largo de S. Francisco. A pista de gelo sintético, o carrossel, o comboio, a casa do Pai Natal, a aldeia dos Duendes, ou as áreas com gastronomia inspirada no Natal, onde não faltam os tradicionais doces da época, também integram a animação.
 
A Praça Natal Quarteira (Praça do Mar e Centro Autárquico), em Quarteira, e o Jardim dos Sonhos (Jardim das Comunidades), em Almancil, serão outros dos espaços do concelho onde a magia do Natal irá reinar até ao dia 1 de janeiro.
 
A “Aldeia dos Sonhos” tem as portas abertas de 4 de dezembro a 1 de janeiro e funciona de terça a sexta-feira e ao domingo, das 14h30 às 19h00, e ao sábado, das 10h30 às 19h00. Encerra à segunda-feira. A entrada é livre mas é necessário apresentar o Certificado Digital de Vacinação, na modalidade de vacinação completa ou de recuperação da doença, ou um teste antigénio negativo para a COVID-19. 
 
O uso de máscara é obrigatório para maiores de 12 anos e a limpeza e higienização dos espaços será realizada frequentemente. Segundo a autarquia, os alimentos comprados no interior do recinto deverão ser consumidos fora do mesmo. 
 
A iluminação volta também a ser um dos destaques do programa de animação de Natal nas localidades do concelho. Para além dos principais centros urbanos, todas as sedes de freguesia estarão decoradas. 
 
A Câmara chama a atenção para a Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, que será um dos principais atrativos para quem quiser apreciar a arte e beleza das iluminações. «Aqui ficará a “banda das renas” conduzida pelo Maestro São Nicolau, uma instalação com cinco peças escultóricas, que todas as noites irá iluminar o coração comercial de Loulé».
 
Ao contrário do Natal, a autarquia optou pela não realização pelo segundo ano consecutivo, do concerto de passagem de ano, em Quarteira, com a banda Expensive Soul, que será cancelado por forma a reduzir possíveis riscos de contágio. No entanto, será mantido o tradicional espetáculo de fogo de artifício, em moldes diferentes do que é habitual uma vez que está previsto o seu lançamento a partir de diversos pontos da praia de Quarteira, de forma a evitar a concentração de pessoas em frente à Praça do Mar.
 
Também a iniciativa do “Bolo-Rei Gigante”, agendada para o Dia de Reis, 6 de janeiro, não se realizará em 2022.
 
“Estamos atentos à situação da pandemia e à forma como irá evoluir nas próximas semanas. No entanto sabemos que a vacinação tem sido fundamental para que o contexto hoje seja muito diferente do que se viveu há um ano. Por isso decidimos realizar este programa, ainda longe da normalidade, mas que permitirá levar aos nossos munícipes e a quem visitar o concelho nestes dias um pouco do espírito desta quadra, ao mesmo tempo que estamos a apoiar os nossos comerciantes. Apelo a todos que sejam prudentes e mantenham todas as medidas de proteção”, refere o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo.