Sociedade

Nova associação cultural em Olhão fundada por artistas nacionais e estrangeiros

 
Nova associação quer recuperar edifício emblemático da cidade.

 
Foi constituída no passado dia 9 de Outubro a Associação Cultural Re-Criativa República 14 com sede em Olhão, na Avenida da República nº 14, num edifício emblemático da cidade, que marcou a vida cultural de várias gerações de olhanenses, na denominada Recreativa Rica. 
 
Pelo "crescente panorama cultural e vivencial de Olhão", um grupo dos quatro cantos do país e alguns estrangeiros residentes na zona, juntaram esforços para abrir à cidade a nova Associação Cultural, possível com a boa vontade da proprietária do imóvel, a sociedade Leal Cabrita, Lda, segundo explica a nova associação em nota enviada ao Algarve Primeiro.
 
Na génese da Re-Criativa República 14 estão, além de pessoas desconhecidas do público em geral, vários artistas residentes em Olhão como a cantora Viviane, os músicos Tó Viegas, Elísio Donas (Ornatos Violeta) e Paulo Franco, a pintora holandesa Meinke Flesseman, assim como os músicos Fernando Júdice e José Salgueiro, protagonistas de projectos musicais como Trovante e Resistência.
 
Neste momento estão a decorrer algumas obras de recuperação do edifício, cuja inauguração está prevista para a Primavera de 2018, no entanto, a Re-Criativa República 14 decidiu abrir portas antes do fim do ano promovendo dois eventos. 
 
O primeiro terá lugar já no dia 17 de Novembro com "A Matemática encontra a Biodanza", evento gratuito promovido pela Associação de Professores de Matemática que junta a biodanza e a matemática. O segundo, denominado "Porta Aberta na República - Mercado de Natal",que tem lugar nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de Dezembro (segundo e terceiro fins-de-semana) com inscrições abertas a artesãos, artistas, pintores ou joalheiros. Durante a sua realização, o mercado contará ainda com música ao vivo, performances teatrais, pintura ao vivo e outras surpresas.
 
A Re-Criativa República 14 tem como objetivos o desenvolvimento de projetos sócio-culturais, dos quais se destacam espectáculos de música, teatro, dança, performance, exposições, lançamentos de livros, conferências, encontros e debates, workshops, acções de formação e outras manifestações de intervenção comunitária que incentivem a realização pessoal, a criatividade e a ocupação de tempos livres, e está aberta a projetos em parceria, assim como a realização de ações de intercâmbio cultural com parceiros privados ou públicos.
 
Para já decorre uma campanha de angariação de sócios que isenta o pagamento de jóia.