Cultura

Nova criação da Mákina de Cena, explora "a difícil e obscura relação entre género e migração"

Foto|D.R
Foto|D.R  
O espetáculo "Samotracias", com direção artística de Carolina Santos, em co-criação com Letícia Blanc e Ulima Ortiz, estreia no palco do Cineteatro Louletano, a 21 de outubro, às 21h00.

Na peça, que parte depois em digressão pelo Algarve com apresentações a 23 de outubro, pelas 17h00, no Auditório Carlos do Carmo (Lagoa), e nos dias 28 e 29 de outubro, às 21h00, no IPDJ (Faro), Pepita, Sandra e Sissi, três mulheres de diferentes gerações, nacionalidades e línguas — português, espanhol e francês —, manifestam o mesmo desejo: o de partir.
 
Na nota sobre a peça lê-se que: "Pela ambição ou pela urgência da fuga, cruzam-se os destinos de uma jovem que procura a fama no estrangeiro, uma mãe viúva que se recusa a um casamento forçado e uma senhora que, passadas décadas de servidão, procura um fim diferente para a sua vida. Esmagadas pela esperança de um outro futuro, assistem, porém, ao desvanecimento dos seus sonhos numa viagem cruel".
 
Sem se esquivar dos dilemas da atual geopolítica portuguesa e europeia, numa história fictícia, mas não por isso menos real, "Samotracias" segue, de perto, os itinerários de mulheres desenraizadas e, por isso mesmo, sempre em movimento.
 
Em outubro no Algarve, e nos dias 12 e 13 de novembro no Teatro Ibérico em Lisboa, "Samotracias" é uma coprodução da Mákina de Cena e da Fondación Teatro Libre De Bogotá (Portugal, Colômbia e Chile), com financiamento da Câmara Municipal de Loulé e da estrutura Iberescena - Fundo de ajudas para as artes cénicas Ibero-Americanas, com o apoio de First Round — Int. Creative Platform, Auditório Carlos Do Carmo — Município De Lagoa, Fundación Santiago Off, IPDJ Faro, ACM – Alto Comissariado para as Migrações, CNAIM Faro, Fundação António Aleixo, Casulo — Laboratório de Inovação Social de Loulé e Vamus – Transportes do Algarve, Loulecópia.