Sociedade

«Novas Realidades no Cuidar» dão mote às XIV Jornadas do Serviço de Pediatria do CHUA

Terão lugar nos dias 29 e 30 de Novembro, as XIV Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

PUB
 
«Novas Realidades no Cuidar» é o tema deste encontro que se vai realizar no Auditório Verde da Universidade do Algarve – Campus de Gambelas.
 
Conforme diz comunicado do CHUA, "com um programa técnico-científico bastante diversificado e contando com a presença de conceituados especialistas na área pediátrica, esta edição das Jornadas do Serviço de Pediatria tem como objetivo proporcionar uma abordagem multidisciplinar relativamente a alguns dos principais temas que marcam a atualidade nesta especialidade".
 
Dando especial importância à componente prática, a organização contemplou no programa, logo no dia 29, o curso «ABCDE da criança gravemente doente», muito vocacionado para a abordagem a situações criticas e onde os participantes terão oportunidade de testar várias técnicas de abordagem nos mais diversos cenários de simulação apresentados na formação.
 
Para além da componente mais prática, ao longo dos dois dias de jornadas serão várias as temáticas em debate nas mesas redondas, tais como: «O doente crónico no ambulatório»; «Hospital de Dia de Pediatria»; «Multidisciplinaridade na prática clínica»; «Triagem de Manchester»; «Falsas urgências»; «Controlo da Dor»; «Queimaduras», «Meningoencefalite»; «Convulsões» ou a «Dor torácica», entre outros temas.
 
O programa contempla ainda um espaço reservado à apresentação de comunicações livres, bem como a duas conferências, uma sobre «Cuidados Paliativos Pediátricos» e outra relativa à «Adolescência».
 
Particularmente dirigido a médicos especialistas e internos de pediatria, médicos de medicina geral e familiar, enfermeiros, alunos e profissionais de saúde com especial interesse na atividade pediátrica, o evento é simultaneamente aberto à participação de outros interessados nos temas trazidos a debate.
 
A organização da edição deste ano está a cargo da Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro e conta com o apoio científico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.