Sociedade

Nove individualidades e coletividades homenageadas no Dia do Município de Faro

 
No próximo dia 7 de setembro, assinala-se o Dia do Município em Faro.

 
Do programa de comemorações, a autarquia destaca a cerimónia de entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao Município, após intervenção protocolada com a Enatur, a inauguração da Estrada dos Gorjões requalificada e o monumento em memória aos soldados tombados no Ultramar.
 
O dia 7 começa, com a cerimónia do Içar da Bandeira seguida da Sessão Solene às 9h45 nos Paços do Município, que este ano homenageia 9 individualidades e coletividades do concelho, nomeadamente: António Justo (ARPI, a título póstumo), António Branco (Reitor da UAlg), Diogo Piçarra (músico), Ginásio Clube Farense, Joaquim Arenga (Grupo EDP), João Maria Larguito Claro (médico, antigo Director Clínico do Hospital de Faro), José Sousa Uva (treinador de atletismo), Conselho Regional da Ordem dos Advogados, Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e Delegação Regional da Ordem dos Médicos. Durante a sessão será feita também a atribuição de medalhas de bons serviços e dedicação a funcionários municipais.
 
Pelas 12h00 está previsto o descerramento de uma placa toponímica na “Rua Álvaro Paço”, numa homenagem ao empresário e benemérito da Conceição de Faro, Álvaro dos Santos Calçada Paço. A placa será descerrada nas imediações da extensão local do Centro de Saúde, irão intervirão o Presidente da Câmara e um membro da família Paço.
 
Pelas 15h00 será inaugurada oficialmente a Clínica Lusíadas, no Largo do Mercado, uma hora mais tarde, será inaugurada a Sala de Formação na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa”, com intervenções do Presidente da Câmara e do Presidente da Direção da Associação Humanitária, Steven Sousa Piedade.
 
Às 17h00 está prevista a inauguração da estrada requalificada dos Gorjões, obra do Programa Faro Requalifica, que liga Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra. 
 
Pelas 18h00 o programa prossegue com o descerramento do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar, erigido pelo Município no Jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, em homenagem a todos os soldados oriundos daquela Freguesia que perderam a vida na Guerra Ultramar. Na ocasião será ainda apresentado um livro de imagens e recordações de todos os soldados destacados para a Guerra, da autoria do nexense José Coelho Mestre, com o apoio desta autarquia.
 
Às 18h30, terá lugar a cerimónia de entrega ao Município do Jardim Sul do Palácio de Estoi, no âmbito do protocolo estabelecido com a Enatur, atualmente, o Palácio é uma Pousada da Enatur que sofreu obras de adaptação e ampliação com projeto assinado pelo arquiteto Gonçalo Byrne e do arquiteto paisagista João Cerejeiro. A cedência do ediíficio à Enatur, implicou da parte desta a recuperação do Jardim Sul que agora abre para usufruto do público.
 
A terminar o dia ainda há tempo para descerrar uma placa de homenagem a António Justo, junto ao Jardim da ARPI, dedicando-se à ARPI há mais de 23 anos, António Justo era Presidente da Direção há mais de 10 quando, sem nada o fazer prever, faleceu de doença súbita. 
 
Pelo trabalho que desenvolveu junto dos idosos do concelho, motivou a autarquia, passado que está um ano após o seu falecimento, em perpetuar o seu nome junto da obra que ajudou a erigir. Esperam-se intervenções dos Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, bem como de um representante dos órgãos sociais da ARPI.
 
Finalmente o programa só termina com um Concerto no Palco da Doca dia 9 às 22h00, com o projeto de Afonso Dias, “Andanças e cantorias”.