A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) divulgou o novo sinal de trânsito designado por H42, que será utilizado para informar que está próximo de um radar de velocidade média.
O radar estará sinalizado, mas os condutores não saberão se o mesmo estará na cabine estabelecida para o efeito. De acordo com comunicado da mesma entidade, o critério utilizado para a seleção das localizações teve em conta, entre outros fatores, o nível de sinistralidade existente devido à velocidade excessiva registada.
Neste momento, a ANSR avança de que existirão 10 em Portugal e que poderão ser colocados em qualquer uma da 20 estradas nacionais, assinaladas, nomeadamente: Aveiro: A41; Beja: EN206 e IC1; Castelo Branco: IC8; Coimbra: A1 e EN109; Évora: A6 e IP2; Faro: EN398 (no concelho de Olhão, Freguesia de Quelfes, acesso à A22); Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19; Porto: A3, Santarém: A1; Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1.
Refira-se que estes novos radares permitem fiscalizar a velocidade média de um veículo, entre dois pontos predefinidos na estrada.
Novo sinal H42: