Sociedade

Novos vitrais da Igreja Matriz de São Brás de Alportel da autoria do artista farense Horário Viegas

A Igreja Matriz de São Brás de Alportel, edifício em vias de classificação, está a ser objeto de um conjunto de intervenções de preservação e valorização, destacando-se a colocação de dois vitrais na ala esquerda da igreja em curso: o vitral "Mistérios da Alegria" que alude ao nascimento de Jesus e o vitral "Mistérios Dolorosos" que representa a morte de Jesus.

PUB
Ambos são da autoria do artista farense Horário Viegas que já tem em preparação o último par de vitrais para a Igreja Matriz: o vitral "Mistérios da Luz", que representa a vida de Jesus e o vitral "Mistérios da Glória" que irá representar os momentos gloriosos da vida do Messias, revela o município em comunicado.
 
A instalação dos vitrais contou com um investimento municipal de 10.300 euros, num investimento integrado nas políticas de valorização do património, do desenvolvimento cultural e da promoção turística da autarquia.
 
O município e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Brás de Alportel assinaram, a 28 de outubro de 2021, um protocolo de colaboração, que integrou também o apoio ao restauro das pinturas murais aquando da reabilitação do retábulo no Altar do Senhor dos Passos, "que deixou a descoberto um elemento de enorme interesse histórico que pode agora ser visitado".
 
Através desse protocolo, ficou estabelecido que o município apoia a paróquia em 20.300 euros, para o restauro de um «conjunto de interessantes frescos, colocados recentemente a descoberto, aquando da intervenção de restauro do retábulo do Senhor dos Passos da Igreja Matriz». O valor do apoio contempla a aquisição dos vitrais agora instalados.
 
Para melhor dar a conhecer a Igreja Matriz a residentes e visitantes, o município está a preparar materiais informativos e pretende criar um roteiro de visita à Igreja Matriz.