Sociedade

O que aprendi com a pandemia Covid-19

O Algarve Primeiro lançou o repto a personalidades da região para que partilhem nesta fase de balanço, tudo aquilo que aprenderam com a pandemia Covid.19. São mensagens pessoais sobre valores, motivações e reorientações que o nosso mundo deverá seguir depois da crise.

PUB
 
O que aprendi com a pandemia?
 
Com esta crise, aprendi a dar mais valor ao significado da palavra comunidade. Aprendi-o observando como, frente a uma ameaça invisível cujos contornos e perigos eram ainda desconhecidos, os Algarvios decidiram atacar o problema com iguais doses de coragem e espírito de sacrifício.
 
Fizeram-no, notavelmente, os heróis da linha da frente; e fizeram-no, também, aqueles que, indo além do que se lhes pedia, que era ficar em casa, foram atrás do seu vizinho que sofre, do amigo mais velho ou do que tem menos possibilidades, procurando apoiar em tudo o necessário. Este grande movimento solidário, interpretado por homens e mulheres anónimos, a título individual ou em associação, foi algo que se espalhou por todas as terras do Algarve e que está ser crucial para combatermos a ameaça.
 
Com esta crise, os algarvios mostraram uma vez mais que constituem uma verdadeira Comunidade que compartilha valores, interesses, que é solidária e em que os seus membros nutrem genuína afeição uns pelos outros. E uma Comunidade assim nunca vergará, por maiores que sejam as adversidades."
 
Rogério Bacalhau