Sociedade

PJ deteve mulher que raptou e roubou 100 mil euros a idoso de Almancil

 
A Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ) deteve uma cidadã estrangeira, de 32 anos, no âmbito de uma investigação de crimes de rapto, roubo, detenção de arma proibida e branqueamento de capitais, praticados na zona de Loulé e Albufeira, em agosto de 2023.

A detenção, relacionada com um grupo que raptou um homem em Almancil, decorre na sequência de uma investigação conjunta da PJ com as autoridades policiais espanholas, que culminou, em dezembro de 2023, na detenção de sete homens e duas mulheres, informa a PJ em comunicado.
 
Aos detidos em território espanhol, com idades entre os 21 e os 43 anos, com antecedentes criminais por crimes roubo em Espanha, foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva. Já as ações criminosas praticadas em Portugal consistiram no rapto de um cidadão português, de 82 anos, a 24 de agosto de 2023, na zona de Almancil, tendo a vítima sido deslocada para Barcelona, em Espanha.
 
No país vizinho, a vítima, submetida a extorsão, "sofreu violentas agressões e ameaças, com recurso a armas de fogo, tendo-lhe sido subtraída a quantia de cerca de 100 mil euros, através de transferências das suas contas bancárias para outras contas abertas pelos detidos, com recurso a documentação falsa. Por fim, prenderam o homem de 82 anos a uma árvore, num local ermo, por forma a que não fosse descoberto. Contudo, a vítima conseguiu libertar-se e teve de receber tratamento hospitalar em Espanha", indica o mesmo comunicado.
 
A cooperação com as autoridades espanholas permitiu chegar à identidade dos suspeitos do crime de rapto e de uma alargada rede de branqueamento de capitais que se estende a vários países da Europa, com centro nevrálgico em Espanha.
 
Das buscas realizadas em dezembro do ano passado, resultou na apreensão de importantes elementos de prova, nomeadamente uma arma de fogo, réplicas de armas de fogo utilizadas nas ações criminosas, bem como material destinado à contrafação e falsificação de documentos de identificação e, também, documentação falsa. Foram, ainda, recuperadas duas viaturas de matrícula portuguesa que foram roubadas em Portugal.
 
A cidadã estrangeira agora detida pela PJ foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.