Sociedade

Plano hídrico para o Algarve prevê reforçar sistema de abastecimento a partir do Pomarão até Odeleite

 
A União Empresarial do Algarve - Algfuturo em conjunto com a Universidade do Algarve realizaram este sábado, um debate com duas dezenas de oradores e uma centena de participantes, sobre o problema da falta de água na região e as soluções possíveis para um rápido abastecimento.

Foi através de vídeo chamada que o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, confirmou no encerramento da iniciativa “Água e Sociedade”, que o plano hídrico para o Algarve prevê o reforço do sistema de abastecimento a partir do Pomarão (Guadiana) até à barragem de Odeleite, estando em estudo uma dessalinizadora, acompanhado de fortes medidas de poupança e combate às perdas.
 
A Algfuturo lembra em comunicado que a solução Pomarão, foi assinada pelo Professor António Carmona Rodrigues, e apresentada em janeiro deste ano em Faro.
 
Na qualidade de co-organizadores, José Vitorino salientou o dramatismo de uma eventual seca no verão com prejuízos de que podem atingir milhares de milhões de euros e a inquietude dos empresários e num quadro em que sem agricultura a dependência do turismo seria total. O Reitor associou a agenda climática aos grandes desafios do planeta, sustentabilidade e qualidade de vida.