Sociedade

Portimão convida residentes e turistas a celebrar a Páscoa de forma «doce e alegre»

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
Entre 1 e 9 abril, a cidade de Portimão celebra a Páscoa com um conjunto de propostas, num programa pautado pela liturgia e pela animação, envolvendo não só a comunidade local, como quem estiver de visita ao município nesta quadra festiva.

Sob o mote “Viva a Páscoa em Portimão 2023”, o Município informa em comunicado, de que serão proporcionados "nove dias repletos de motivos de interesse, com vivências doces e alegres em vários locais emblemáticos do centro da cidade, com destaque para a popular Caça aos Ovos, o Coelhinho da Páscoa e o Mercadinho de Páscoa".
 
No que toca aos espaços públicos, o Largo da Mó será um dos polos a visitar, com o cesto gigante cheio de ovos coloridos, onde poderão ser registadas as boas memórias da época festiva.
 
Na Praça da República, a animação estará garantida com passeios no carrossel e uma pista de Karts, sem esquecer o photospot para “selfies” dentro de um ovo gigante da Páscoa, que poderão ser registadas diariamente, das 15h00 às 21h00.
 
Entre 1 e 9 de abril, haverá um Mercadinho da Páscoa dinamizado pela Teia D`Impulsos” no Jardim 1º de Dezembro, entre as 15h00 e as 21h00, com animação diária com pequenas performances musicais.
 
No fim de semana prolongado da Páscoa, entre 7 e 9 de abril, as crianças até aos 12 anos de idade poderão participar, das 15h00 às 19h00, na atividade “Caça aos Ovos” no Jardim Visconde Bívar e conhecer ao vivo o Coelho da Páscoa e o seu trono. Segundo a autarquia, "esta caça aos ovos de chocolate trará surpresas para todos os participantes, bastando aos interessados em participar fazer a respetiva inscrição no próprio dia e no local".
 
Em complemento, irá realizar-se o Concerto de Páscoa a cargo da Orquestra do Algarve, agendado para as 21h00 de 8 de abril no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, devendo os bilhetes ser adquiridos na bol.pt e nos locais habituais.
 
Referência especial para o programa litúrgico que irá pautar a Semana Santa, entre a Paróquia de Nª Srª da Conceição – Matriz de Portimão, Paróquia da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, Paróquia do Divino Salvador de Alvor, Paróquia da Igreja de Montes de Alvor, Paróquia da Igreja Igreja de Sto. André -Penina e Paróquia da Nª Srª do Amparo, além do Vicariato da Pedra Mourinha, através da realização de vigílias pascais, eucaristias, missas e procissões.
 
Todas as atividades têm entrada livre, cabendo a organização à Câmara Municipal.