Sociedade

PORTIMÃO: Desconhece-se proprietário de Lar de idosos encerrado esta manhã

 
Um lar ilegal foi esta manhã encerrado em Portimão na sequência de uma denúncia anónima.

 
O encerramento levou a que 22 idosos fossem retirados e que sejam encaminhados para alojamentos alternativos. Na mesma sequência, as famílias já foram avisadas desta situação.
 
Até ao momento, não se sabe quem é o responsável pela casa que deu lugar a um lar clandestino, uma vez que, o proprietário está no estrangeiro.
 
De acordo com a SIC Notícias, há um ano que decorria em tribunal um processo a envolver a instituição, que acaba agora por fechar portas. O lar em causa funcionava numa moradia com três pisos, aparentemente destinada a habitação, não apresentando por isso as condições necessárias para albergar pessoas com tais características.
 
No momento da chegada dos técnicos da Segurança Social ao lar, só três funcionários (dos quais uma cozinheira) se encontravam ao serviço. Quanto ao proprietário da residência, avançou a SIC Notícias que aparentemente estará fora do país, pelo que não foi ainda possível perceber quem estará responsável pelo funcionamento da instituição.
 
Este é mais um caso de denúncia que conduziu ao encerramento de um espaço ilegal, desta vez no Algarve.
 
Recorde-se que, mediante uma denúncia, seja ela anónima ou registada, a Segurança Social é chamada a intervir como tem acontecido noutros pontos do país nas últimas semanas.
 
Em caso de encerramento, a Segurança Social procura alternativas para os idosos visados, sendo que, em alguns casos, muitos utentes regressam ao seio familiar.
 
Algarve Primeiro