Sociedade

PORTIMÃO:ISMAT desenvolve estudo sobre violência psicológica entre adultos

 
Um estudo sobre fatores associados à violência psicológica nas relações íntimas entre adultos está a ser conduzido, entre junho e setembro, pelo Centro de Investigação em Psicologia do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

 
Para tal, está ser realizado um inquérito à população portuguesa, especificamente entre adultos que mantém, ou mantiveram, uma relação de namoro, casamento ou união de facto durante pelo menos dois anos, cujos resultados preliminares serão divulgados em outubro.
 
O estudo envolve o preenchimento anónimo de um questionário sobre atitudes e comportamentos em que participam, voluntariamente, pessoas que tenham vivido episódios de violência nas relações íntimas, que vão desde a violência física, sexual e psicológica até à perseguição, ou stalking.
 
Esta investigação está a ser conduzida pelos professores do Curso de Psicologia do ISMAT Marina Carvalho, José Brites e Carla Andrade que estão a redigir um artigo científico com os resultados já obtidos.
 
Embora este estudo tenha como objetivo geral «a análise de alguns dos fatores associados à violência psicológica nas relações íntimas em adultos» também «possibilita o desenvolvimento e implementação de programas de prevenção mais eficazes e dirigidos a questões específicas que tenham em conta as barreiras que podem dificultar a divulgação desta forma de violência» explica Marina Carvalho, coordenadora da investigação.