Sociedade

Portugueses estão a recuperar confiança

 
Tendo por base os dados do Instituto Nacional de Estatística, os níveis de confiança dos portugueses subiram em maio.

 
Segundo o mesmo instituto, os consumidores portugueses estão a recuperar a confiança, uma tendência que se verifica desde o início de 2013.
 
A evolução do indicador "resultou do contributo positivo das perspetivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da situação económica do país e da poupança", refere o INE em comunicado.
 
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, após ter diminuído no mês anterior, retomando a tendência ascendente observada desde o início de 2013.
 
Com sinal menos positivo, o indicador de confiança dos consumidores mostra que o principal contributo negativo continua a vir das perspetivas da evolução do desemprego. "O saldo das expetativas relativas à evolução do desemprego aumentou em maio, após ter estabilizado em abril no valor mínimo da série iniciada em setembro de 1997", acrescenta o comunicado.
 
O mesmo instituto esclarece que, em relação aos setores de atividade, o sentimento em relação à evolução da conjuntura varia. 
 
No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram no comércio e na construção e obras públicas e diminuíram nos serviços e na indústria transformadora. 
 
Uma retração que, no caso da indústria transformadora, entre março e maio, reflete "o contributo negativo no último mês das perspetivas de produção, enquanto as opiniões sobre a evolução da procura global e sobre os stocks de produtos acabados contribuíam positivamente".
 
Nos serviços, a quebra, após ter aumentado de forma expressiva em abril, deve-se à "evolução negativa das opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e das apreciações sobre a atividade da empresa”.
 
Já o indicador de clima económico aumentou entre março e maio, após ter estabilizado em fevereiro.