Sociedade

Primeira formação canina de IGP em Portugal realiza-se no Algarve

João Paulino e Echo von der Konigswiese - Vencedor IPO1 no Campeonato do Mundo ATIBOX WM
João Paulino e Echo von der Konigswiese - Vencedor IPO1 no Campeonato do Mundo ATIBOX WM  
A formação realiza-se já no próximo sábado, dia 10 de novembro, pelas 9 horas, e será a primeira de um conjunto de 3 formações de divulgação certificadas a nível nacional.

PUB
 
Será ministrada pelo próprio coordenador nacional da modalidade, Júlio Santos, e organizada em cooperação com a escola de treino canino Iron Dog Algarve, localizada em Quarteira.
 
O objetivo é atrair o maior número possível de potenciais praticantes interessados em descobrir no que consiste o desporto canino de IGP, que na verdade, é um dos mais antigos e mais praticados transversalmente em todo o mundo.
 
De acordo com João Paulino, treinador canino responsável pela escola de cães, esta formação «é uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos base sobre a modalidade, bem como para os praticantes atualizarem os seus conhecimentos», pelo que aconselha todos os amantes de cães, com ou sem experiência, a «virem descobrir um pouco mais sobre este interessantíssimo desporto canino».
 
A formação é gratuita e confere um certificado de participação aos formandos.
 
Para mais informações contactar 966092964. As inscrições são obrigatórias para o info@irondog.pt.
 
Originário da Alemanha, o IGP deriva do Schutzhund e há mais de 100 anos que serve para avaliar o carácter, versatilidade e equilíbrio dos exemplares caninos. Foi concebido com o intuito de testar o temperamento e carácter dos cães e determinar a sua aptidão para reprodução.
 
Pode ser comparado a um género de «triatlo» para o cão, pois avalia-o de forma rigorosa em três complexas disciplinas: pistagem, obediência e proteção.
 
O IGP desafia cães e donos. É praticado ao ar livre e estimulante física e mentalmente. Exige a perfeição por parte do condutor e do cão, mas também dá grande importância à alegria, concentração e vontade de trabalhar com que o cão executa os exercícios.
 
A modalidade de IGP testa a estabilidade mental, resistência, coragem, destreza física e mental, a capacidade de discriminação olfativa, vontade de trabalhar, bem como a capacidade e qualidade do treino do cão.
 
Enquanto desporto canino, o IGP é composto por três disciplinas (pistagem, obediência e proteção).