Sociedade

Projeto juntou no Algarve municípios de Portugal, Brasil, Argentina e Uruguai

 
A região do Algarve foi palco da 3ª missão técnica de cooperação internacional entre municípios de Portugal, do Brasil e de outros países da América Latina (neste caso da Argentina e Uruguai), que terminou na sexta-feira passada, 22 de março, e contou com a participação de 40 eleitos e técnicos municipais, que ao longo de cinco dias debateram e trocaram experiências sobre políticas públicas de turismo sustentáveis.

Segundo informa a Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, a iniciativa, que decorreu no âmbito do projeto InovaJuntos, do qual a AMAL é parceira, teve o turismo como tema central, com especial enfoque na conceção e visitas a produtos turísticos e na capacitação e troca de experiências com investidores do setor. A missão decorreu ao longo de toda a semana, entre os dias 18 e 22 de março, e incluiu intercâmbio de conhecimento e cooperação, através de visitas técnicas.
 
Durante a semana os participantes dividiram-se em grupos para participarem em várias atividades. Nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Algarve decorreram duas reuniões: uma para dar a conhecer a central de compras da AMAL e outra, com o Município de Monchique, para conhecerem as políticas florestais do território. Também houve oportunidade de visitar, em Faro, a Galeria Arco; conhecer o plano de marketing estratégico do Turismo do Algarve e os projetos Rota Vicentina, Via Algarviana, Culatra Tours e Tertúlia Algarvia. Em Tavira e Loulé, os participantes interessados ficaram a conhecer o centro de competências para a Dieta Mediterrânica e o Loulé Criativo. Para além de encontros com investidores turísticos, também foram visitadas a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
 
Já o último dia foi dedicado a fazer o balanço da 3ª missão, a analisar perspetivas de cooperação e a preparar o próximo encontro, que vai decorrer em Brasília, no próximo mês de maio.