Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade: Município de Loulé reforça apelo à criação de hábitos saudáveis nas deslocações

 
A Câmara Municipal de Loulé volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, este ano, sob o mote “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”.

Em nota emitida, a autarquia realça que a tónica "assenta na sensibilização da população para a importância em aliar os hábitos de vida saudáveis às suas deslocações diárias, tendo em vista a criação de cidades mais amigas do ambiente e mais resilientes aos efeitos das alterações climáticas".
 
Nesse âmbito, reforça o desafio para que, nestes dias, "os munícipes realizem uma caminhada, um passeio de bicicleta ou outras atividades ao ar livre, e descubram os recantos mais bonitos do concelho, podendo ser este o primeiro passo para criar uma rotina diária nas suas deslocações, proporcionando uma melhoria na sua própria saúde mas também um contributo para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, meta definida no nosso país e no contexto europeu".
 
“Mova-se de forma sustentável! Seja saudável!” é o apelo deixado pela Câmara de Loulé, que tem vindo a implementar medidas e ações em resposta às alterações climáticas, entre elas medidas que respeitam à mobilidade.
 
A promoção da utilização de modos suaves - pedonal e ciclável – com a introdução de bicicletas de uso partilhado nas escolas, a criação de redes cicláveis nos principais núcleos urbanos, a implantação de ciclovias e vias de uso partilhado, a criação da iniciativa Metrominuto, ou a disponibilização gratuita para todas as faixas etárias dos Transportes Urbanos do Concelho de Loulé, são políticas locais que o Município diz ter implementado, com vista a um ambiente sustentável e mais saudável.