Sociedade

Silves Medieval promete dar vida à cidade e um contributo à economia local

 
Entre 30 de julho e 22 de agosto, Silves será palco do evento Silves Medieval.

A cidade veste-se com as cores e adereços de outrora, as ruas do centro histórico estarão engalanadas e os sons medievais irão fazer-se ouvir. Cenários com história, Noites do Al-Andalus, um torneio medieval, concertos no castelo e Paladares Medievais serão alguns dos pontos altos. O evento, promovido pelo Município de Silves, cumpre as recomendações da DGS e pretende apoiar e alavancar o tecido económico do concelho, num momento particularmente difícil que o comércio, a restauração e a hotelaria atravessam, anunciou hoje a Câmara Municipal.
 
Serão, assim, 24 dias, com diversas propostas de animação, uma para cada noite do evento. Neste contexto, o castelo de Silves irá abrir portas para quatro concertos a decorrer nos dias 30 de julho, com Al-Folk e Arakisati; 31 de julho, com os Arabian; 01 de agosto, com Alhambra e Emad Selim; e 2 de agosto, com os Albaluna. O ingresso para cada um dos concertos tem o custo associado de 3 euros.
 
 
A liça montada junto à praça al-Muthamid trará os conhecidos torneios medievais de volta à cidade entre os dias 3 e 12 de agosto, com uma sessão única diária, e no Castelo de Silves serão vividas Noites do Al-Andalus, com os Wayam Ensemble, de 13 a 22 de agosto. Os ingressos para cada um destes eventos têm um custo associado de 5 euros.
 
Todos os espetáculos (concertos, Noites do Al-Andalus e Torneio Medieval) terão início às 21h00. Os ingressos estarão à venda na BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) e nos locais habituais (FNAC, Worten, CTT, EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), podendo, ainda, ser adquiridos no dia e no local a partir das 19h00, caso haja lugares disponíveis.
 
Os Paladares Medievais, é o evento gastronómico para abrir o apetite, que conta com a participação de mais de três dezenas de restaurantes aderentes que, entre 30 de julho e 22 de agosto, irão incluir na sua ementa um prato medieval (que poderá ser um petisco, uma tapa, uma sobremesa ou uma refeição completa). Na área envolvente aos estabelecimentos aderentes haverá animação de rua, diariamente, a partir das 18h30.
 
PROGRAMA SILVES MEDIEVAL
 
Dia 30.julho » 21h00 Castelo de Silves
 
Al-Folk e Arakisati
 
Dia 31.julho » 21h00 Castelo de Silves      
 
Arabian
 
01.agosto » 21h00 Castelo de Silves      
 
Alhambra e Emad Selim
 
02.agosto » 21h00 Castelo de Silves      
 
Albaluna
 
De 3 a 12 de agosto » 21h00 Liça (Praça al-Muthamid)    
 
Torneio Medieval
 
De 13 a 22 de agosto » 21h00 Castelo de Silves
 
Noites do Al-Andalus com Wayam Ensemble (músicas e danças do Magrebe e Médio Oriente)
 
De 30.julho a 22.agosto
 
Paladares Medievais (restaurantes aderentes)
 
Animação de Rua » todos os dias a partir das 18h30