No entanto, não nos devemos esquecer de algo importante: a amizade é dar e receber, por isso, quem quer ter bons amigos também tem de aprender a dar de si, a valorizá-los e a estimá-los com carinho, porque afinal, um amigo é um tesouro!
Na posição dos especialistas, existem 9 características dos bons amigos, confira-as:
1. São pessoas em quem pode confiar
A amizade autêntica tem de se basear na confiança. Se essa dimensão não existe, não podemos considerá-la como uma amizade.
É fundamental saber que não seremos traídos, que o que é partilhado é confidencial e que nunca seremos julgados ou criticados pelo que for dito.
2. Apreciam e cultivam a honestidade
A honestidade não pode faltar nas características dos bons amigos. Esta virtude excecional dota a pessoa com uma combinação perfeita de sinceridade, honra, consideração, humildade e autenticidade essenciais em qualquer relacionamento.
Esse comportamento e essa atitude revelam as pessoas mais bonitas, aquelas em quem vale a pena depositar o nosso carinho.
3. Praticam a empatia compassiva
Muitos podem dizer que o mais importante ao fazer um amigo é que ele nos mostre empatia. No entanto, tenha cuidado, porque às vezes até um narcisista pode fazer-nos acreditar que é empático, reconhecendo as nossas emoções e sentimentos.
Uma coisa é sentir e outra é compreender e agir, pelo que, uma das características dos bons amigos é a empatia compassiva. Ou seja, construir laços com pessoas que se conectem com as nossas emoções, as compreendam e ajam em sintonia para nos ajudar.
4. São leais
Ser capaz de estar com o outro e ajudá-lo sempre que necessário, ao mesmo tempo em que se pode também contar com esse apoio é o princípio da lealdade.
Lealdade é agir com justiça, respeito, confiabilidade e comprometimento com os nossos amigos.
5. Sabem ouvir
Parece fácil, mas nem todos sabem realmente ouvir com autenticidade. A maioria cai no impulso de julgar, reprovar ou contribuir com o seu ponto de vista quando só queremos ser ouvidos.
As amizades enriquecedoras ouvem com os sentidos e com o coração e também são capazes de ouvir nas entrelinhas.
6. Ficam felizes pelos seus triunfos e estão presentes nos maus momentos
A maioria de nós adora ter amigos com quem passar bons momentos, rir, viajar, curtir, no entanto, a grandeza das pessoas é percebida quando as mesmas sabem estar presentes nos momentos menos positivos.
Assim, outra característica dos bons amigos é saber acompanhar as tristezas e também partilhar os triunfos e alegrias.
7. Fortalecem a autoestima e ajudam –nos a sermos melhores
Os bons amigos tornam-nos pessoas melhores. Essas figuras emocionais nutrem-nos a autoestima e aumentam o nosso bem-estar psicológico.
8. Têm sentido de humor e valores comuns
Frequentemente, fazemos novos amigos partilhando interesses comuns. Porém, as amizades mais significativas e estáveis, além de partilharem hobbies semelhantes, são orientadas pela defesa dos mesmos valores.
Encontrar alguém que tenha as mesmas perspetivas de vida é sempre reconfortante. Quando o sentido de humor e a cumplicidade fluem entre duas ou mais pessoas constantemente, esse vínculo é autêntico.
9. Não são ciumentos, não precisam de um contrato de “exclusividade”
Embora chame a atenção, existem amizades tão ciumentas quanto alguns relacionamentos, isto porque há pessoas que acreditam ter um contrato de exclusividade com os seus amigos.
Vamos evitar esse tipo de presença, porque a amizade autêntica, assim como o amor autêntico, não acorrenta, mas liberta e enriquece. Procuremos, então, caminhar pela vida com figuras capazes de nos iluminar em todos os momentos e circunstâncias. e, naturalmente aprender a valorizar os bons amigos!