Sociedade

UAlg tem os melhores resultados na área da Medicina a nível nacional

 
Na edição 2015 do U-Multirank, a Universidade do Algarve regista os melhores resultados a nível nacional na área da Medicina com a obtenção de nota máxima (categoria A – Muito Bom) em 7 categorias.

 
No seu conjunto, as escolas de Medicina de Portugal conseguem um total de 21 notas máximas. 
 
O U-Multirank, através de uma análise comparativa das instituições, classifica os indicadores em 5 categorias, de A – Muito Bom a E – Fraco. Com financiamento da União Europeia, distingue-se dos outros rankings pela sua abordagem multidimensional. 
 
Para além da investigação, é avaliado o desempenho nas dimensões ensino/aprendizagem, transferência do conhecimento, internacionalização e envolvimento regional.
 
No estudo agora divulgado (www.umultirank.org) participaram mais de 1200 instituições de ensino superior de 83 países, 24 das quais de Portugal.
 
A análise incidiu sobre as instituições na sua globalidade e sobre três áreas específicas: Ciências Computacionais, Medicina e Psicologia.
 
Em termos globais, a Universidade do Algarve obteve nota máxima nas seguintes categorias: Número de Post-doc; Número de Spin-Offs; Mobilidade internacional de estudantes; Publicações em coautoria internacional; Receitas com origem em fontes regionais.
 
No conjunto das três áreas específicas registam-se mais 17 notas máximas: sete em Medicina, seis em Ciências Computacionais e quatro em Psicologia.
 
Na área da Medicina, em: Formas inovadoras de avaliação; Rácio Aluno/Docente; Número de Post-doc; Publicações interdisciplinares; Publicações em coautoria com a indústria; Publicações em coautoria internacional; Doutoramentos internacionais.
 
Na área das Ciências Computacionais, em: Docentes com doutoramento; Rácio Aluno/Docente; Citação das publicações; Publicações mais citadas; Publicações em coautoria internacional; Receitas com origem em fontes privadas.
 
Já na área da Psicologia, em: Rácio Aluno/Docente; Número de Post-doc; Produtividade dos doutorados; Publicações em coautoria internacional.