Sociedade

Vida independente de adultos com deficiência debatida em Faro

 
Ação promovida pela APPC Faro.

 
A implementação de modelos de apoio à vida independente dos adultos com deficiência é um dos temas que vai estar em debate no Congresso Internacional da Pessoa com Deficiência - Garantir direitos, superar barreiras, promovido pela APPC Faro, por ocasião do seu 35º aniversário, nos dias 24 e 25 de novembro, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas.
 
Na mesma altura em que se procede, em Portugal, à aplicação do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), Jos van Loon estará em Faro, no sábado, dia 25, para uma apresentação, em que falará sobre a experiência de Arduin, onde adultos com deficiência vivem integrados na comunidade.
 
A conferência “From quality of care to quality of life. The deinstitutionalization and current practice of Arduin” está marcada para o segundo dia do congresso, sábado, a partir das 09:30
 
O professor universitário defende que os modelos de organização em comunidade, com assistentes pessoais que prestam apoio nas atividades diárias, aumentam a qualidade de vida dos adultos com deficiência, comparativamente aos modelos clássicos de institucionalização.
 
A qualidade de vida das crianças e jovens com Paralisia Cerebral também será outro dos temas em foco no congresso, com destaque para a conferência de Miguel Ángel Verdugo, da Universidade de Salamanca, que se debruçará sobre esse tema, na sexta-feira, dia 24, a partir das 10:30
 
Inscrições em: https://goo.gl/uF3Lk7