Sociedade

Vila do Bispo:Festival das Aves começou hoje com a visita de membros do Governo

 
O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente e Secretária de Estado do Turismo estiveram na abertura do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza.

 
A 9ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza arrancou esta manhã, com a cerimónia de abertura seguida de uma mesa redonda onde o presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, debateram vários temas relacionados com a importância do Festival no concelho de Vila do Bispo.
 
Nomeadamente o festival e o turismo de natureza; o futuro do festival; a atribuição do Premio Município do Ano a Vila do Bispo em 2015 com este projeto; o porquê deste projeto ser apoiado pela Região de Turismo do Algarve no âmbito do programa Valorizar do Turismo de Portugal; o turismo ornitológico a par do walking e o cycling poderão contribuir para combater a sazonalidade da região e, ao mesmo tempo, atrair públicos mais sintonizados com o tema da sustentabilidade, com uma menor pegada ecológica e que tem em consideração o limite de carga de cada local, foram algumas das temáticas abordadas ao longo do debate.
 
Cerimónia de abertura:
 
O evento decorre até ao próximo domingo, dia 7, na vila de Sagres onde os visitantes poderão participar nas cerca de 200 atividades que vão decorrer, onde, entre elas, 100 são gratuitas. 
 
Destacam-se saídas para observar aves, tanto em terra como no mar, caminhadas, atividades de geologia e flora, devolução de aves à natureza, observação de cetáceos. 
 
O festival conta mais uma vez com a Câmara Municipal de Vila do Bispo como entidade organizadora e com o envolvimento da Associação Almargem e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Esta edição conta novamente com o patrocínio do Intermarché Sagres.
 
As novidades do festival podem ser seguidas no Facebook do Festival e em www.birdwatchingsagres.com. 
 
O programa pode ser consultado no site do festival e as inscrições são feitas na receção do festival, no Forte do Beliche.