Sociedade

Vila Real de Stº António assume a presidência da Eurocidade do Guadiana

 
A Câmara de Vila Real de Santo António assumiu hoje a presidência rotativa da Eurocidade do Guadiana, sucedendo a Castro Marim na estrutura de cooperação transfronteiriça luso-espanhola que integra também o município de Ayamonte (Espanha), anunciou a autarquia.

Vila Real de Santo António, vai desempenhar a presidência desta estrutura de cooperação territorial até 2026, no âmbito da presidência rotativa bianual da Assembleia Geral da Eurocidade, que hoje foi empossada por ocasião do Dia da Europa, na cidade algarvia, destaca o município algarvio num comunicado.
 
“Com espírito de missão e serviço, num modelo de governança partilhada, queremos que a Eurocidade do Guadiana seja uma realidade consolidada, atrativa, desejada e reconhecida”, afirma Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, citado no comunicado.
 
O presidente em exercício da Eurocidade considera que a “cooperação transfronteiriça entre dois países e três municípios traz valor acrescentado ao desenvolvimento do território”.
 
A Eurocidade permite também, segundo Álvaro Araújo, dar uma “escala maior e supramunicipal” à intervenção conjunta dos três municípios, que desenvolvem uma ação “coordenada, em áreas como o turismo, a acessibilidade, a aproximação da comunidade ou os eventos conjuntos”.
 
Criada em 2013, a Eurocidade obteve em 2018 o reconhecimento como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, “abrindo novas oportunidades para o território que abrange os três concelhos transfronteiriços” localizados junto à foz do rio Guadiana, fronteira natural entre Portugal e Espanha, considera a autarquia.
 
A passagem da presidência efetuou-se durante uma Assembleia da Eurocidade, realizada hoje em Vila Real de Santo António, que, além do novo presidente, contou também com as presenças do presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, cessante no cargo, e de Paloma Ogayar, Teniente de Alcalde do Ayuntamiento de Ayamonte.
 
No final, foi atribuído um prémio de Cooperação Transfronteiriça ao coletivo Poetas do Guadiana, que agrupa escritores dos três municípios e realiza múltiplas atividades culturais e de poesia ao longo do ano, refere ainda o município.
 
“A rotatividade da Presidência da Eurocidade do Guadiana realiza-se a cada dois anos, de acordo com os estatutos, facto que permite uma governança partilhada com igualdade de funções entre os três municípios que a compõem”, salienta ainda a Câmara de Vila Real de Santo António.
 
Lusa