Desporto

Vila Real de Stº António volta a estar em destaque no desporto

 
Estarão representados quase 50 países.

 
O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António acolhe, de 30 de novembro a 6 de dezembro, a sétima edição dos jogos mundiais da IWAS (International Wheelchair & Amputee Sports Federation), destinados a desportistas em cadeira de rodas e amputados.
 
A prova, que se realiza pela primeira vez em Portugal, conta com cerca de meio milhar de participantes (entre atletas, treinadores, dirigentes e staff médico) e será disputada por atletas das categorias sub-23, Open Class e Master Class (para atletas acima dos 40 anos de idade).
 
De acordo com a autarquia, a cerimónia de inauguração realiza-se na Praça Marquês de Pombal, no dia 1 de dezembro, às 16h00, sendo esperada a representação de quase 50 países participantes.
 
O programa tem início nos dias 1 e 2 de dezembro com treinos para todas as modalidades, estando agendada a competição do tiro com arco, ténis de mesa e taekwondo para os dias 3 e 4 de dezembro. Já entre 3 e 5 de dezembro irão disputar-se as provas de atletismo e natação.
 
Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a realização da prova no Algarve mostra não só a capacidade da região em acolher um tipo de turismo inclusivo, mas também as excelentes condições do Complexo Desportivo municipal para receber uma competição de alto nível».
 
«Estamos entusiasmados com a realização dos Jogos, pela primeira vez, em Vila Real de Santo António, e ansiosos para dar as boas-vindas aos atletas em Portugal», notou, por seu turno, o presidente da IWAS, Paul De Pace.
 
O dirigente explicou ainda que «o evento conta com o apoio total da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e terá uma maior variedade de modalidades em relação às edições anteriores, oferecendo uma oportunidade aos novos atletas de ter a sua experiência nestes Jogos Mundiais IWAS».
 
Durante a realização das provas, decorrerá também a assembleia geral da IWAS, que inclui as eleições internas para a direção.
 
Recorde-se que o Complexo Desportivo de VRSA foi recentemente integrado pela Fundação do Desporto na rede nacional de Centros de Alto Rendimento, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.