Sociedade

Vítor Aleixo assume que estratégica do Município faz de Loulé "referência" no contexto nacional

 
No Dia do Município de Loulé assinalado na passada quinta feira, Vítor Aleixo fez um balanço do trabalho que tem sido realizado ao longo dos quase 4 anos deste mandato.

 
Abertura, participação na vida pública e responsabilização são os princípios que, de acordo com o responsável municipal, têm guiado toda a ação tendo em vista como fim último o de “servir as pessoas”.
 
Numa altura em que a estabilidade financeira do Município voltou a ser uma realidade, o edil relembrou o trabalho levado a cabo desde o ano de 2013 para recuperar da rutura financeira em que o Município estava mergulhado, foca nota de imprensa da autarquia.
 
Assim, a construção das avenidas Papa Francisco e do Atlântico, em Quarteira, a conclusão da 1ª fase do Passeio das Dunas, também em Quarteira, numa altura em que está para breve o lançamento do concurso para as obras da 2ª fase e em que a 3ª fase tem o projeto praticamente concluído, as obras de recuperação do Solar da Música Nova e do Palácio Gama Lobos, em Loulé, a construção das novas instalações da GNR em Quarteira e Almancil, a reabilitação profunda da Escola EB2,3 D. Dinis, em Quarteira, a criação de um espaço cultural nesta cidade, a construção de pavilhões desportivos em Quarteira e Almancil, o futuro Parque Agrícola e Urbano de Loulé, os projetos que pretendem elevar o desporto no Concelho, o sucesso da realização de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 3015”, as “Férias para Todos, o programa de refeições escolares ou os investimentos no interior são algumas das realizações e projetos desenvolvidos neste mandato, reflete a mesma nota sobre o balanço do autarca.
 
Vítor Aleixo anunciou ainda o empenho do seu executivo na continuação da Circular de Loulé, uma obra considerada estratégica para a cidade e para o Concelho. Nesse sentido, o executivo está a fazer todas as diligências para que o Governo transfira para o Município as competências nesta via, de forma a que a Autarquia possa, com os seus próprios meios, assumir essa obra.
 
A transparência na comunicação e prestação dos serviços, o reforço da participação pública na atividade municipal, por exemplo com as realização de sessões de esclarecimento sobre o Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação ou a alteração do PDM, ou a implementação do Orçamento Participativo, “instrumento que em muito tem contribuído para a pedagogia democrática” no Concelho são exemplos que, para Vítor Aleixo, revelam bem a consolidação da democracia local.
 
Relativamente às questões atuais que fazem parte dos projetos em curso e que têm sido uma aposta estratégica do Município, fazendo com que Loulé seja considerado uma referência no contexto nacional, o autarca falou da adaptação às alterações climáticas, a mobilidade para todos, a eficiência energética, a reabilitação urbana mas também o projeto inovador “Loulé Criativo”, que se baseia no aproveitamento da cultura popular, dos ofícios saberes ancestrais, colocando-os ao serviço da criatividade e da capacidade de mudança.
 
Vítor Aleixo reportou-se ainda à elaboração do Plano Estratégico “Loulé 2020” onde está patente a visão do desenvolvimento do território para os próximos anos. Um documento que poderá ser consultado, em pormenor, no site da Autarquia (www.cm-loule.pt)
 
Algarve Primeiro