siga-nos | seja fã
PUB
 

Vítor Aleixo confirma inauguração da exposição LOULÉ. Territórios, Memórias e Identidades para 21 de junho no Mosteiro dos Jerónimos

Vítor Aleixo confirma inauguração da exposição LOULÉ. Territórios, Memórias e Identidades para 21 de junho no Mosteiro dos Jerónimos
Imprimir Partilhar por email
25-05-2017 - 11:47
No Dia do Município (que se assinala hoje), e do 22.º aniversário do Museu Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, anunciou a data de inauguração da exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades.
 
No dia 21 de junho os Museu Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé inauguram a exposição que vai revelar aos visitantes portugueses e internacionais os mais de sete mil anos de história do território do concelho.  LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades torna visível, para todo o país, a riqueza do património cultural do maior concelho do Algarve, que é também o mais povoado e onde se situam alguns dos melhores resorts turísticos da Europa.
 
Foram necessários 15 meses de preparação e mais de 50 técnicos das mais variadas especialidades para pôr de pé a exposição LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades, que vai ocupar mais de 300 m2 do Mosteiro dos Jerónimos e apresentar um desenho expositivo inovador. 
 
As peças vão ser expostas em 10 vitrines e nove ilhas, divididas em três secções e oito núcleos. A secção Territórios apresenta o concelho na sua diversidade entre o Litoral, a Serra e o Barrocal. Na secção Memórias, são apresentados, por ordem cronológica sete núcleos (Pré-história, Proto-história, Romano, Antiguidade Tardia, Islâmico e Medieval) e por fim, na secção Identidades serão revelados os rostos de achadores, cuidadores e doadores de bens culturais de Loulé. 
 
Para além das vitrines e das ilhas, 8 LCD’s estão espalhados pela galeria do Mosteiro dos Jerónimos, para dar informação detalhada sobre os vários núcleos, e duas molduras digitais colocam em destaque cada um dos dois conjuntos de moedas que são apresentados. 
 
Ao todo, foram inventariados 1200 bens culturais para a realização desta exposição, dos quais 504 bens foram selecionados e 166 restaurados. 
 
Os bens culturais provêm de 12 instituições distintas, entre as quais se destacam o Museu Municipal de Loulé e o Museu Monográfico do Cerro da Villa – em Vilamoura – que emprestam mais de 80% das peças à exposição, às quais se juntam o Museu Nacional de Arqueologia, o Arquivo Municipal de Loulé, a UNIARQ – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Museu Municipal de Faro, o Museu Municipal da Figueira da Foz, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o Museu Municipal de Arqueologia Silves, a Universidade do Algarve, a Faculade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova e o Museu da Lourinhã. 
 
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é uma iniciativa que nasce do protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Direção-Geral do Património Cultural, e que se inscreve na longa tradição de cooperação deste museu com as autarquias, iniciada há exatamente 20 anos.
 
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades é a 22.ª exposição desta natureza a ocupar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a celebrar o seu 22.º aniversário. 
 
Algarve Primeiro
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

2500 crianças no desfile de Carnaval em Faro



-

O melhor do novo Cinema da América Latina no Cine-Teatro Louletano



-

Silves:Repavimentação do Caminho da Figueira já foi concluída



-

Albuhera & Raquel Peters prometem noite "memorável" no Auditório Municipal de Albufeira



-

Município de São Brás de Alportel e GIPS da GNR assinam protocolo para a prevenção de incêndios



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bloco de Esquerda recomenda requalificação urgente do troço entre Silves e Portimão

Bloco de Esquerda recomenda requalificação urgente do troço entre Silves e Portimão

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Baja de Loulé 2018 terá "epicentro" em Almancil

Baja de Loulé 2018 terá "epicentro" em Almancil

ver mais
 
AHETA confirma 4,2 milhões de turistas em 2017

AHETA confirma 4,2 milhões de turistas em 2017

ver mais
 
2500 crianças no desfile de Carnaval em Faro

2500 crianças no desfile de Carnaval em Faro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio