Sociedade

VRSA:Magia das mil e uma noites regressa à vila histórica de Cacela Velha

 
Os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, entre 16 e 19 de julho, em mais uma edição das «Noites d’Encanto».

 
Durante quatro dias, a cultura do Oriente irá refletir-se nos múltiplos recantos de Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, documentários e muita música, recriando a história do antigo al-Andalus.
 
Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.
 
Cerca de 70 artesãos de diferentes países (Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito, Iraque, Brasil, Espanha e Itália) irão dar vida ao mercado, trazendo produtos diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ainda ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.
 
Diariamente, um salão de chá instalado no antigo cemitério de Cacela Velha irá receber sessões de arabic chill out, jogos islâmicos, projeções de documentários e música, proporcionando um recanto de convívio no coração de uma das mais bem preservadas aldeias históricas do Algarve.
 
O programa inclui ainda animação de rua, dança do ventre, música e dança tradicional do Egito (dança tanoura) e da Síria (dança do bastão), dança espiritual Sufi, assim como uma exposição e um concurso de fotografia.
 
Nas «Noites d’Encanto» a gastronomia terá um espaço de relevo com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab.
 
Todos os dias, a partir das 19h30, os finais de tarde irão convidar à conversa sobre temas tão diferentes como «Os alimentos sagrados da dieta mediterrânica» ou «As lendas das mouras encantadas no Algarve».
 
As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica – Eventos e Espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).
 
A entrada é livre.