Comportamentos

O que muda na mulher aos 40?

 
Muitas mulheres ainda temem a entrada nos 40 anos, devido aos muitos ditos populares de que “é a entrada na meia idade”, porque “é uma quarentona”, “porque fica menos interessante” e daí por diante.

 
Para tentar contrapor estas posições erráticas, as revistas femininas vão mostrando “a outra face” da mulher de quarenta e dando a conhecer que, afinal as rugas até são sinal de maturidade e de respeito, as alterações físicas devem ser encaradas com naturalidade, bem como os benefícios de se chegar a esse estado de liberdade emocional que torna qualquer mulher mais luminosa a partir dos 40 anos.
 
De acordo com as mesmas publicações, a mulher torna-se mais segura aos 40 porque reúne um conjunto de conhecimentos que lhe permitem desfrutar mais da vida na sua plenitude.
 
Aos 40 anos, a mulher sente-se naturalmente mais madura e capaz de se aceitar tal como é. É mais exigente para consigo mesma porque “já não tem paciência para viver o que os outros pensam a seu respeito”. Torna-se mais assertiva quando é confrontada com uma opinião menos positiva a seu respeito e dispensa elogios porque reconhece o seu valor; sabe que é muito mais que os pormenores físicos e que é rica em termos intelectuais e emocionais.
 
É mais paciente com os outros, ainda que saiba identificar mais facilmente as suas caraterísticas e intenções. Torna-se melhor mãe, mais profissional e tem uma maior sede de aprender acerca de si mesma e do mundo.
 
Dedica mais tempo à leitura e à descoberta de novas potencialidades porque valoriza muito mais o tempo livre, tal como os conhecimentos que já adquiriu e que lhe permitem fazer novas pesquisas por novos saberes.
 
Aposta mais na qualidade do que na quantidade, pois possui uma maior consciência daquilo que é realmente importante. Sabe aconselhar, mas não perde muito tempo com “causas perdidas”, pois sabe que cada pessoa tem de fazer o seu percurso para dele retirar as suas conclusões e aprendizagens.
 
Procura muito mais conselhos nos livros do que nas amigas porque é mais exigente consigo mesma. Quer ter mais saúde e sentir-se cada vez melhor, pelo que acredita menos no que lhe dizem, e muito mais no que sente e pensa.
 
A mulher aos 40 anos aprecia muito mais a música, a poesia, os novos talentos que tem por desvendar em si mesma, pois tem mais tempo para se cultivar, já que, regra geral, está mais liberta na educação dos filhos e mais despreocupada com a casa e com as lides domésticas.
 
Valoriza muito mais quem ama porque sabe que, quem está ao seu lado irá beneficiar de uma mulher mais tranquila, mais segura, mais conhecedora do mundo e mais entregue aos afetos. Está mais liberta na intimidade porque já conhece muito bem o seu corpo e perde pouco tempo com medos, complexos de inferioridade ou descriminações de qualquer espécie.
 
Aceita mais e melhor as pessoas, ainda que as selecione para a sua privacidade. Há requisitos nos outros que perderam a sua importância em detrimento de outros que se elevaram nesta fase de vida mais exigente com os afetos e a maturidade.
 
Aos 40 anos, a mulher compreende muito melhor as escolhas dos seus filhos, torna-se mais capaz de os apoiar e de ser sua confidente, pois é muito mais tranquila, amiga, meiga e altruísta. Consegue mais facilmente colocar-se no lugar do outro, o que facilita a tarefa.
 
Torna-se mais romântica também devido a este conjunto de competências adquiridas e cimentadas. Não tem medo de falar de sentimentos, muito menos de dançar e de vibrar com uma música intemporal.
 
Dizem os homens que a mulher se torna mais interessante a partir dos quarenta, especialmente porque se assumem e afirmam tal como são, não se preocupam com as alterações físicas e aceitam bem as marcas do tempo porque já pensam na fase seguinte.
 
As mulheres com um envelhecimento bem sucedido assumem que há alterações profundas a partir dos 40 anos, mas que as mesmas devem ser vividas com qualidade e aproveitando sempre o lado positivo de cada etapa.
 
Visto nestas perspetivas, a idade não nos deve assustar, muito menos ser um impedimento para continuar a viver com muita felicidade e liberdade!
 
Fátima Fernandes