Dicas

10 truques para se libertar de pensamentos tóxicos

 
É provável que já lhe tenha acontecido levar algum tempo a “digerir” algo que alguém lhe fez ou disse. Esse pensamento não lhe sai da cabeça e o leitor não sabe como se libertar desse peso. Para ajudar na tarefa, vamos apresentar-lhe alguns truques que podem minimizar esse sofrimento.

Anote que, esses pensamentos tóxicos resultam sempre de situações muito negativas que nos aconteceram como sendo, o fim de uma relação, uma discussão com um familiar ou um amigo, algo de menos positivo que nos ocorreu no trabalho, entre outros. Tendencialmente, o nosso cérebro privilegia essa informação e faz com que andemos “às voltas” com ela no próprio dia e nos dias seguintes, podendo esse conteúdo permanecer na nossa mente mais tempo do que o desejado.
 
Seguidamente, vamos apresentar-lhe 10 dicas que o vão ajudar a reduzir os pensamentos tóxicos e a beneficiar de mais qualidade de vida:
 
1. Deixe passar o tempo e fale cada vez menos na pessoa que o magoou
 
Dizem os especialistas que o tempo cura, por isso, deixe que os dias passem e não se preocupe com a pessoa em causa. Evite falar dela e siga o melhor possível a sua vida.
 
2. Espere para ver o que acontece a seguir
 
Muitas vezes, sentimos necessidade de responder e reagir imediatamente a pessoas ou situações difíceis. Em vez disso, apenas dê a si permissão para esperar e ver o que acontece a seguir.
 
3. Afaste sentimentos de culpa
 
Pensar sobre eventos passados e culpabilizar-se raramente é produtivo. Situações negativas e mal-entendidos “acontecem”. Estamos numa fase negativa, parece que tudo nos corre mal, mas em geral, ninguém é culpado por isso, uma vez que, ninguém pode evitar que certas situações ocorram, podemos simplesmente aproveitar a experiência para fazer melhor no futuro. O leitor não tem culpa de ter ocorrido um mal-entendido e de ter sido mal interpretado. A outra pessoa também não carrega essa culpa. Na realidade, ninguém é culpado, aconteceu e terá de se resolver ou simplesmente cada um seguir o seu caminho.
 
4. Tente “não entrar na mente” de outras pessoas
 
Nenhum de nós terá a certeza acerca do que o outro pensa. Por essa razão, não faz qualquer sentido, tentar imaginar os pensamentos de alguém e ainda menos visualizar como poderia ter agido numa determinada ocasião. Isso é pura perda de tempo.
 
5. Lide primeiro com o seu maior problema
 
Não importa o que possa acontecer, o maior problema que enfrentamos é a nossa própria raiva. Esse sentimento cria uma nuvem de emoção que nos impede de responder de uma forma útil e produtiva. Portanto, eliminar a raiva pode ajudar-nos a descobrir maneiras mais eficazes de agir e de resolver os nossos conflitos com facilidade.
 
6. Pratique a calma
 
Diante de uma situação em que se sentiu ofendido ou magoado, é essencial que consiga manter as suas emoções sob controle. Dessa forma, irá evitar “perder a cabeça” e, muitas vezes, a razão.
 
7. Não acredite em tudo o que pensa
 
Quando estamos emocionalmente reféns de preocupações, tristeza, medo, ansiedade ou raiva, ficamos perturbados a vários níveis, pelo que, colocar em causa o que sentimos, vai ajudar-nos a alargar o pensamento e a evitar que fiquemos demasiado focados no mesmo assunto. Dessa forma, seremos capazes de encontrar outras respostas para o mesmo problema.
 
8. Ninguém consegue mudar o seu passado
 
Quando nos acontece algo de muito negativo, tendemos a pensar na forma como deveríamos ter agido ou reagido, em como poderíamos ter mudado a situação e daí por diante. Mas anote o leitor que, ninguém é um mago do tempo, logo nenhuma pessoa tem a capacidade de alterar aquilo que já passou, por isso, descarte-se deste formato pouco produtivo.
 
9. Pratique o perdão
 
Somos muito leais ao nosso sofrimento. Para nos livrarmos dele, é aconselhável que pratiquemos o perdão, tanto para com quem nos ofendeu como para connosco.
 
10. Mude o seu estado de espírito
 
Finalmente, se nenhuma das técnicas anteriores foi útil para se libertar de pensamentos tóxicos, tente alterar qualquer coisa na sua rotina diária. Procure falar com outras pessoas, ver e apreciar outros locais, cultivar novos interesses e, basicamente fazer coisas diferentes que lhe permitam sentir que está a aprender. Esta última técnica, por si só, costuma ser muito eficaz quando de “ruminações” se trata.
 
Os especialistas sublinham que se pode usar uma ou mais técnicas, sendo que o fundamental é que, aos poucos, a pessoa se acalme, que encare a vida e as situações vividas de forma mais positiva, no fundo que se liberte de pensamentos tóxicos e que evite fazer aquilo que ainda mais o iria prejudicar. Cortar um circuito é fundamental para entrar numa nova fase e enfrentar novos desafios, mas aceite que poderá demorar algum tempo até que chegue a essa conclusão.