Sociedade

13 detidos por contrabando de tabaco que era processado e armazenado em fábrica na área de Loulé

 
Os detidos serão apresentados ao juiz de instrução para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

 
No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Faro foram detidos esta terça-feira 13 homens de nacionalidades estrangeiras, por suspeitas da prática de crimes qualificados de contrabando e introdução fraudulenta no consumo em associação criminosa (tributária). Foram, também, cumpridos 16 mandados de busca a residências e outros locais.
 
Segundo avança comunicado do Ministério Público, há suspeitas dos detidos fazerem parte de uma associação criminosa internacional que se dedicava à receção, armazenamento e escoamento de grandes quantidades de tabaco em folha proveniente da Europa do Leste. Suspeita-se também que o tabaco seria introduzido em Portugal sem controlo aduaneiro e a um preço inferior ao praticado pelas empresas do setor. O tabaco era armazenado e processado numa fábrica na área de Loulé, para depois ser introduzido no mercado paralelo.
 
O inquérito é dirigido pela 2ª secção de Faro (especializada) do DIAP de Faro com a coadjuvação da Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana.