Sociedade

6º "Mercado de Culturas… À Luz das Velas" espera atrair a Lagoa 50 mil visitantes

 
As Culturas do Mediterrâneo voltam a estar em destaque, em mais uma edição do "Mercado de Culturas…à Luz das Velas", de 4 a 7 de julho entre 19h00 e as 00h30, no Convento de São José e ruas circundantes em Lagoa.

 
Ao longo de quatro noites, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão mostrar aos visitantes as suas tradições, sabores e artes.
 
Este evento cultural, de caraterísticas únicas em Portugal, terá como temática cultural as diferentes Culturas do Mediterrâneo, nas mais diversas vertentes: música, dança, gastronomia ou artesanato.
 
As músicas tradicionais de raiz estarão em destaque nos vários cenários do evento com a presença de Tarra Taranta (Itália), Christos Kanellos (Grécia), Helena Madeira (Portugal), EL Laff (Marrocos / Espanha) e Lafra (Croácia / Bulgária / Eslovénia). 
 
A sala de exposições do Convento de São José recebe também uma mostra de “Instrumentos Musicais com História”, onde haverá três momentos diários de demonstrações musicais e explicativas de cada instrumento exposto.
 
A gastronomia do Mediterrâneo também terá um papel preponderante em que os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Andaluza, com iguarias típicas do sul de Espanha. 
 
A novidade nesta edição será a criação de 3 ruas temáticas: rua Árabe, rua de África e rua do Oriente, e também de uma área dedicada às plantas aromáticas do Mediterrâneo.
 
Por último, e não menos importante será o acendimento diário de milhares de velas, com as quais serão desenhados 40 símbolos relacionados com as religiões, gastronomia, literatura, arquitetura e mitologia do Mediterrâneo, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado.
 
Nesta sexta edição, são esperadas 50 mil pessoas ao longo de 4 noites do evento que tem entrada livre.