Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

6 mil anos de história de Quarteira vão ser compilados em exposição inédita

Imprimir Partilhar por email
14-01-2020 - 17:39
Seguindo a filosofia da exposição “LOULÉ - Territórios, Memórias e Identidades”, a Câmara de Loulé em parceria com a Direção Geral de Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve celebraram esta manhã, nos Paços do Concelho, um protocolo que tem em vista a preparação da exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar – 6 mil anos de História de Quarteira”.
 
Uma mostra que ficará patente na cidade de Quarteira e que será inaugurada no dia 13 de maio de 2021. 
 
Até à inauguração será realizado trabalho ao nível da inventariação e estudo de bens culturais para integrar o acervo, mas também, estão previstas sessões com a população e a participação de dezenas de investigadores, com a curadoria de Rui Parreira, Chefe dos Serviços Arqueológicos da Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
Vítor Aleixo, começou por realçar a presença de António Carvalho, em representação da Diretora-Geral do Património Cultural, que não pôde estar presente, mas também por ser o diretor do Museu Nacional de Arqueologia, que recebeu durante 2 anos e 2 dias a exposição visitada por milhares de pessoas - “LOULÉ - Territórios, Memórias e Identidades”.
 
O autarca reforçou que a exposição de Quarteira «procura que a sua raiz seja mostrada pelo orgulho que temos da sua história». Sendo uma terra turística, o Presidente da Câmara de Loulé, defende que o turismo atual precisa de aceitar a oferta ligada ao património, aos costumes e tradições das pessoas, ou seja «a sua identidade». 
 
O edil referiu que há capítulos da história de Quarteira que não estão bem contados, sendo necessário investigar de uma forma profunda todo esse percurso no tempo, desde o período Romano, passando pela atividade agrícola onde terão existido os primeiros exemplos de mão-de-obra escrava, mas também a cultura ligada à comunidade piscatória fortemente vincada na evolução da Freguesia.
 
Para que todo o trabalho tenha impacto e seja aberto a todas as fontes colaborativas possíveis, Vítor Aleixo confirmou que os quarteirenses vão ser chamados a intervir na "construção" da exposição, estando prevista uma comissão de honra, liderada por um reconhecido quarteirense - Isidoro Correia, para ouvir a comunidade local. 
 
Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, realçou o papel de Rui Parreira, como Comissário Geral da exposição, referindo-se a ele, como «um homem que sabe muito e é sensato».
 
Rui Parreira-Comissário Geral da exposição e Vítor Aleixo - Presidente da CM Loulé 
 
Para a responsável é preciso valorizar o património, e nesse sentido a exposição irá mostrar «que a história de Quarteira é uma história antiga, com realce para o seu património imaterial, sendo também uma mais-valia no segmento do turismo cultural».
 
António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia deu os parabéns à Câmara Municipal de Loulé, por mais esta aposta, mas também pelo sucesso que foi a exposição “LOULÉ - Territórios, Memórias e Identidades” que «foi única e não se repete, com mais de 263 mil visitantes».
 
Segundo este convidado a exposição de Loulé, foi «a face visível do iceberg, que atualizou a carta arqueológica do concelho de Loulé, fundamental quando pensamos na gestão urbanística, de um projeto, de uma via pública ou infrastrutura, ou ainda de uma iniciativa privada, a questão do restauro dos bens culturais, a virtualização na internet ou os catálogos, tudo isso, foram passos visíveis desse iceberg que a exposição permitiu aflorar».
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, Telmo Pinto - Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, aplaudiu o projeto do Município dizendo «que as pessoas revêem-se nesta história, há uma grande espetativa da população. Pensando no turista, este já não vem só para o sol e mar, mas também na procura da identidade da terra e da comunidade».
 
Para o autarca, a exposição vai ser «um museu de tudo sobre a história de Quarteira, colhendo o reconhecimento das pessoas», enalteceu. 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Choque entre comboio e automóvel resulta em um ferido grave perto de Estômbar

Choque entre comboio e automóvel resulta em um ferido grave perto de Estômbar

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portimão cria abrigo temporário para pessoas em situação vulnerável

Portimão cria abrigo temporário para pessoas em situação vulnerável

ver mais
 
Câmara de Lagoa entregou veículos à GNR do Destacamento de Silves

Câmara de Lagoa entregou veículos à GNR do Destacamento de Silves

ver mais
 
Choque entre comboio e automóvel resulta em um ferido grave perto de Estômbar

Choque entre comboio e automóvel resulta em um ferido grave perto de Estômbar

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio