Sociedade

Albufeira lança projeto para estimular inteligência emocional de alunos

 
O objetivo passo por ensinar as crianças a controlar as suas emoções, através do desenvolvimento da inteligência emocional.

 
Conforme adianta a autarquia em nota de imprensa, o programa que se insere no âmbito da Área Curricular não Disciplinar “Educação para a Cidadania”  teve início no passado mês de outubro e prolonga-se até ao final do ano letivo, dentro do horário escolar.
 
Com esta medida a Câmara Municipal de Albufeira pretende contribuir para o melhoramento do sucesso escolar, para a diminuição da indisciplina, da agressividade e da desmotivação e, numa fase posterior, para a diminuição dos comportamentos de risco nas crianças e jovens do concelho.
 
O programa recorre a metodologias como as dinâmicas de grupo e exercícios e jogos criativos, que permitem aos participantes tomarem consciência de si e do seu corpo, com recurso a técnicas de “respiração consciente”, relaxamento e/ou foco de atenção e concentração, automassagem, entre outras ferramentas utilizadas para o efeito.
 
No final de cada sessão, realiza-se um período de reflexão, em que são transmitidos valores essenciais para com (Viver) em sociedade, para que os mais pequenos ganhem a noção do respeito por si e pelos outros e solidifiquem um comportamento ético e moral adequado, destaca a autarquia.
 
Nesta primeira fase, o projeto abrange um total de 750 alunos, prevendo-se que futuramente venha a ser implementado em todas as escolas do concelho.