Sociedade

Algarve com 82 galardões de bandeira azul em 2014

A região algarvia é a recordista nacional de galardões de bandeira azul para 2014, com 82 distinções, num total de 298 praias, das quais 18 fluviais, e 17 marinas, em todo o país, o que representa uma subida em termos globais a nível de praias de 8%.

PUB
 
O presidente da associação Bandeira Azul, José Archer, sublinhou que em 2014 se ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 300 galardões atribuídos por todo o país, entre praias e marinas. 
 
Na comparação entre 2013 e 2014, houve uma subida de cerca de 8% nos galardões atribuídos a praias, já que se passou de 277 para 298. A nível de marinas, a subida foi de 21%. 
 
O responsável manifestou a satisfação pelo “empenho muito grande” dos municípios em cumprirem os requisitos, sobretudo depois de o inverno rigoroso que se registou, lembrando que o galardão prevê o cumprimento de 30 requisitos, dos quais “26 são imperativos”, e o “pré-requisito quanto à qualidade da água”. 
 
A entidade faz uma avaliação na altura do início da época balnear e uma monitorização ao longo do verão para comprovar o respeito pelos requisitos. 
 
O presidente da Bandeira Azul admitiu que o galardão envolve “custos e investimentos avultados”, mas recordou que os “retornos são quase imediatos”, graças à maior circulação de pessoas pelos locais, assim como atividade económica. 
 
Por regiões, continua recordista o Algarve, ao somar 82 galardões, um dos quais para uma praia fluvial, contabilizando-se praias em 14 concelhos. 
 
Para o leque de praias distinguidas entrou o Peneco e registaram-se ainda 12 reentradas: Castro Marim (3), Lagoa (5), Fuseta Ria, Inatel, Pescadores e Falésia-Açoteias. 
 
No Alentejo, 27 praias e uma fluvial, podem hastear a bandeira azul, estando na lista sete concelhos e uma praia nova: Furnas. Nesta região, assinalou-se a reentrada do Farol. 
 
O tema eleito para ser desenvolvido em ações de sensibilização nas praias, marinas, embarcações recreativas, este ano, é «Poluição nos Oceanos: esclarecer, planear e agir». Estão planeadas 712 atividades. 
 
As cerimónias de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2014 acontecem nos concelhos da Póvoa do Varzim, a 01 de junho, Mértola, a 06 de junho, e na Marina de Albufeira, a 13 de junho.