O Agrupamento de Escolas Raul Proença, em Caldas da Rainha, foi o anfitrião da final da 40ª edição da Olimpíadas Portuguesas de Matemática. A cerimónia de encerramento da competição decorreu este domingo, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.
Eduardo Guerreiro, da Escola Secundária João de Deus, em Faro, 12.º ano, arrecadou uma medalha de ouro da categoria B (10º, 11º e 12º anos). O aluno algarvio conquistou também quatro medalhas de bronze e uma de prata nos anos anteriores em que competiu.
Destaque também para, Tiago Marques, aluno do 12º ano no Colégio Internato Claret, em Pedroso, que conquistou nesta edição a sua sétima medalha de ouro. Tiago é assim o primeiro aluno a conseguir uma medalha de ouro em todos os anos de participação possíveis na competição (do 6.º ao 12.º ano), deixando um registo notável e difícil de igualar.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.ºe 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.
Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios no projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar na Noruega, em julho, as Olimpíadas da CPLP em Moçambique, em setembro, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão na Colômbia em data a anunciar.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco, da Texas Instruments e da Happy Code.