Sociedade

Antiga responsável da ARS Algarve acusada de lesar o Estado em cerca de 100 mil euros

 
O Ministério Público do DIAP de Faro deduziu acusação para julgamento contra uma antiga responsável pelos serviços farmacêuticos da Administração Regional de Saúde do Algarve pela prática de crimes de administração danosa e de falsidade informática.

 
Segundo a acusação, no período compreendido entre abril de 2009 e novembro de 2012, a arguida, enquanto responsável pelos referidos serviços, adquiriu intencionalmente material médico e farmacêutico em quantidades muito superiores às necessárias, gerando stocks manifestamente impossíveis de escoar, pelo que diz o Ministério Público em comunicado "muitos dos medicamentos e dos materiais adquiridos não puderam ser usados por expiração do prazo de validade".
 
Para esconder essa atuação, a arguida terá alterado, apagado ou acrescentado registos no sistema informático, bem como enviado a diversos centros de saúde material que não era necessário e que não tinha sido pedido. De acordo com a acusação, o prejuízo causado ao Estado aproxima-se dos cem mil euros.
 
A investigação foi dirigida pelo Ministério Público da Secção especializada de Faro do DIAP e levada a cabo pela diretoria de Faro da Polícia Judiciária, na sequência de uma auditoria realizada pelos serviços da ARS do Algarve.
 
Algarve Primeiro