Sociedade

“Aposta de Arte para a infância em Loulé” dá mote para conferência da professora Helena Rodrigues

 
Esta quinta-feira, 28 de março, pelas 21h30, a professora Helena Rodrigues (da Companhia de Música Teatral) vai estar no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé.

 
A professora foi convidada para proferir uma conferência sobre o projeto GermInArte e a aposta na Arte para a Infância que tem vindo a realizar-se a sul, em Loulé, desde 2017, bem como os caminhos de futuro a trilhar nesta área.
 
A palestra, intitulada “Florir a Sul: formação em arte para a infância pós-GermInArte”, faz também uma retrospetiva das dinâmicas e ações que têm vindo a ser implementadas em Loulé em termos programáticos, as quais se consubstanciam em três vertentes: apresentação de espetáculos diferenciadores para a infância; disponibilização de formação regular e continuada para os profissionais que trabalham com as crianças; e dinamização de debates e palestras com reflexão crítica e troca de experiências e visões sobre esta temática.
 
O projeto GermInArte – Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2018, deixou uma série de reflexões e de práticas de formação de caráter artístico e educativo visando a qualificação de profissionais em contacto com a infância.
 
A par da exposição de um conjunto de ideias plasmadas no Manifesto GermInArte, nesta comunicação mostra-se o percurso deste projeto, dando a conhecer as diferentes modalidades de formação criadas.
 
A conferência tem a duração aproximada de 75 minutos, inclui debate com o público, é de entrada livre e destina-se a educadores, mediadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância. Requer inscrição prévia, limitada: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604