Política

Autárquicas: Elisabete Romão é a candidata da CDU à Câmara de Tavira

 
A advogada Elisabete Romão foi escolhida para ser a candidata da CDU à presidência da Câmara de Tavira, anunciou hoje a Coligação Democrática Unitária (CDU), formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

Elisabete Alexandra Viegas Romão, com 49 anos e residente na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, tem como objetivo principal “aumentar o número de votos e de mandatos” da CDU, definiu a coligação política num comunicado.
 
A advogada escolhida pela CDU para liderar a lista em Tavira é militante do PCP e tem já como rivais anunciados nas próximas eleições autárquicas, que se realizarão entre setembro e outubro deste ano, Ana Paula Martins, candidata do PS e atual presidente da Câmara de Tavira, e Dinis Faísca, pelo PSD.
 
Elisabete Romão licenciou-se em Direito e exerce a advocacia, tendo durante os seus tempos de estudante académica integrado o Conselho Diretivo da Universidade de Coimbra, em representação dos alunos, lê-se na mesma nota.
 
Foi também sócia e ativista em diversas associações culturais e desportivas, dando “apoio técnico” e “a instituições em Tavira e concelhos limítrofes”, como o “Clube Recreativo 1.º de Janeiro”, destacou ainda a CDU.
 
Elisabete Romão foi voluntária na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) em Faro e Tavira, é presidente do Conselho de Jurisdição da Associação da Petanca do Algarve e pertence à Associação de Pais da Escola Secundária de Tavira.
 
A Comissão Coordenadora de Tavira da CDU anunciou também que a lista à Assembleia Municipal de Tavira terá como primeiro candidato o arqueólogo Pedro Soares.
 
A Câmara de Tavira, é governada pelo PS desde 2009, ano em que Jorge Botelho foi eleito presidente e obteve a primeira de três vitórias consecutivas para os socialistas.
 
Em 2019, Ana Paula Martins, que era vice-presidente da autarquia, substituiu na presidência do município Jorge Botelho, que saiu para disputar as eleições legislativas e é atualmente secretário de Estado da Descentralização e Administração Local.
 
Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS venceu as eleições com maioria absoluta, obtendo cinco dos sete mandatos, contra dois do PSD.