Sociedade

Autoridades alertam para mar agitado e ondulação forte até segunda-feira no Algarve

 
Devido à previsão das condições de vento e agitação marítima entre hoje, 26 de março, e a madrugada de segunda-feira, 31 de março, na costa Sul do Algarve com forte evento de “Levante”, a Autoridade Marítima e a Marinha recomendam o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos.

 
A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante sudeste com altura significativa que poderá atingir os quatro metros e período médio a variar entre os seis e os sete segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 70 km/h e rajadas acima de 100 km/h.
 
À população em geral que frequente zonas costeiras, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, "sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco".
 
Desaconselha-se "vivamente" a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.