Sociedade

CCDR Algarve promove “50 Livros, 50 Algarves” para celebrar o Património Cultural

 
A CCDR Algarve está a promover um conjunto de iniciativas no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.

 
A exposição bibliográfica“50 Livros, 50 Algarves… ler o património”, congrega mais de uma dezena de entidades do Algarve para comemorar a riqueza e diversidade do património a nível europeu, nacional, regional e local.
 
Sendo uma co-organização do Centro Europe Direct Algarve, hospedado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, e da Direção Regional de Cultura do Algarve, a exposição será inaugurada no âmbito das Jornadas Europeias do Património e estará patente nos seguintes locais: Biblioteca da Universidade do Algarve – Gambelas, Bibliotecas Municipais de Faro, de Lagoa, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António e Seminário de Faro.
 
São também parceiros deste projeto, cedendo livros para outros locais, o Arquivo Distrital de Faro, a Biblioteca Municipal de Silves e o Museu do Traje Algarvio de São Brás de Alportel.
 
O programa inaugural, a decorrer no dia 28 de setembro (sexta-feira), a partir das 16h30, na CCDR Algarve, inclui uma conferência sobre “A originalidade das platibandas na arquitetura algarvia” e um passeio-tertúlia, com percurso cultural pelo património local na Baixa de Faro, com o seguinte programa:
 
Pelas 16h30 está prevista a sessão de abertura com Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve e Alexandra Rodrigues Gonçalves, Diretora Regional da Cultura do Algarve.
 
Às 16h50 com José Aguiar - "Quando o Algarve não era só Branco e Ornamento na Arquitetura não era Crime", 17h10 com Marta Santos - “Ornamentação das Platibandas do Algarve: inventário e salvaguarda e 17h30 a inauguração da exposição.
 
Finalmente pelas 18h00 haverá um passeio e tertúlia.
 
A exposição apresenta obras escritas (algumas primeiras edições) sobre o Algarve nas diferentes vertentes do Património, ficando aberta ao público até 31 de outubro em simultâneo na sala de exposições da CCDR Algarve e nos locais acima indicados, garantindo assim uma boa cobertura do território da região.
 
Desde o início do ano, que a CCDR Algarve, através do Centro Europe Direct Algarve, na sua missão de promover a aproximação dos cidadãos à Europa, tem vindo a promover diversas iniciativas parcerias regionais que celebram o tema e divulgando notícias e recursos do Ano Europeu do Património Cultural.
 
Paralelamente, para além dos eventos previstos para a data da inauguração, as entidades envolvidas vão dinamizar um conjunto de atividades ao longo do mês de outubro, que serão oportunamente divulgadas no espaço conjunto criado na rede social Facebook para este evento: https://www.facebook.com/events/209103936592798/