Sociedade

Dentistas chegam aos Centros de Saúde do Algarve

 
Segundo a Administração de Regional de Saúde do Algarve a referenciação dos utentes para as consultas de Medicina Dentária é efetuada através do Médico de Família.

 
Os três Agrupamentos de Centros de Saúde da ARS Algarve têm, a partir de hoje médicos dentistas ao serviço da população, sendo esta colocação de profissionais de Medicina Dentária parte do investimento do Serviço Nacional de Saúde na área da Saúde Oral que, até ao final de 2017, vai integrar a especialidade em 59 Centros de Saúde a nível nacional, confirma comunicado da ARS do Algarve.
 
Nesta fase inicial há três médicos dentistas e respetivas assistentes de Medicina Dentária no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento em Portimão, no ACES Central em Faro e no ACES Sotavento em Tavira, sendo que o número de profissionais da área e o número de locais poderá vir a crescer durante o ano de 2018.
 
Deste modo vai haver um progressivo acesso a Cuidados de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários para garantir o acesso das pessoas com patologias crónicas a cuidados de saúde oral e avaliar a situação de saúde oral das pessoas com as diversas patologias definidas e seguidas no SNS. Se existir necessidade de efetuar raios x, os médicos dentistas já o podem realizar porque os gabinetes estão munidos com equipamentos de raios x intraorais.
 
Este reforço nos Cuidados de Saúde Primários no Algarve traz outra novidade. A partir do início de dezembro, o SNS do Algarve disponibiliza, pela primeira vez nos ACES, um ortopantomografo digital direto para execução de imagens radiológicas panorâmicas anteriormente possível só no universo da Saúde Privada que ficam disponíveis no sistema de arquivos de imagens da ARS Algarve.