Curiosidades

Descubra os principais benefícios de ter um animal de estimação

 
Abrir a porta da nossa casa a um animal de estimação é muito mais do que desfrutar de bons momentos de prazer e alegria.

Segundo a ciência que, tem levado a cabo diversos estudos, as pessoas que possuem animais de companhia são menos propensas a desenvolver depressão, ansiedade e stress. Outro ponto digno de registo é que esses benefícios são transversais a todas as idades, pelo que miúdos e graúdos podem sair muito mais enriquecidos dessa relação.
 
A escolha do animal de estimação varia de pessoa para pessoa sendo que, o cão ainda está no topo das preferências e dos benefícios que acarreta aos seus donos. Abaixo deixamos alguns resultados de trabalhos de investigação que ilustram os principais benefícios de acolher em casa um animal de estimação.
 
Segundo a Associação Americana de Saúde do Coração, o convívio com animais de estimação, especialmente cães, reduz o risco de doenças cardíacas enquanto que aumenta a longevidade.
 
Outros trabalhos sugerem que, os donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação. É também referido que, as pessoas que têm um animal de companhia controlam muito melhor a sua tensão arterial.
 
Na mesma sequência de benefícios para a saúde, saiba que, brincar com um cão ou com um gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa.
 
É ainda digno de registo que, os donos de cães que sofreram um ataque cardíaco, sobrevivem por mais tempo do que aqueles sem cães.
 
Os donos de animais com mais de 65 anos fazem 30 % menos visitas aos seus médicos do que aqueles sem animais de estimação.
 
Como é amplamente defendido e sabido, para além desses benefícios, um cão, um gato ou qualquer outro animal de estimação também representa um importante benefício no que se refere ao combate da solidão. Quem tem um animal de companhia nunca se sente sozinho, afirmam os especialistas nesta matéria. Mas há muito mais a acrescentar a esta relação:
 
- Os donos de cães, por exemplo, acabam por adotar mudanças no seu estilo de vida. Passeiam mais, correm, brincam com o seu animal, fazem novos amigos e conhecem novas pessoas, uma vez que, andar na rua acompanhado por um cão pode ser um pretexto para uma conversa com conhecidos ou desconhecidos.  O mesmo se passa no veterinário, nas lojas para animais e daí por diante.
 
A responsabilidade de ter um cão que precisa de ir à rua mais ou menos à mesma hora, de se alimentar também dentro de uma determinada programação, faz com que o seu dono também se organize melhor enquanto que tem o seu dia mais ocupado e rico.
 
Os cães também ajudam a reduzir a ansiedade na medida em que, são amorosos, dão carinho e conforto sem exigirem algo em troca.
 
Ao mesmo tempo, os cães também ajudam a aliviar o stress através do toque sensorial.  O toque e o movimento são duas maneiras saudáveis para gerir rapidamente o stress. Acariciar um cão reduz a pressão arterial e pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo e relaxado. Anote também que, o simples facto de olhar o animal durante alguns minutos, pode ajudá-lo a mudar rapidamente de estado de espírito.
 
Está também provado que, os donos de cães conseguem perder peso mais rapidamente do que as pessoas que não os possuem. Tal deve-se ao exercício diário a que os seus donos estão obrigados, o que naturalmente também constitui um benefício para a saúde. Registe que,  pessoas que caminharam com cães andaram 30 minutos a mais numa semana em comparação com pessoas sem cães. Outro estudo mostrou que pessoas que caminharam  20 minutos, cinco dias por semana, perderam uma média de 6,5 kg por ano, sem alterar as suas dietas.
 
Relativamente às crianças, ter um cão ou outro animal de estimação, reduz o risco de sofrer de alergias, enquanto que aumenta a capacidade de os mais novos serem mais responsáveis. Ter um animal ao seu cuidado, faz com que a criança aprenda essas regras básicas, pois terá de o alimentar, de lhe oferecer carinho e atenção e, no caso de um cão, terá de ir passear com ele. Muitos estudos comprovam que, crianças que crescem na presença de animais de estimação nunca se sentem sozinhas, desenvolvem muito mais empatia e solidariedade para lidarem com os demais, para além de conviverem melhor com a ausência dos pais.
 
Perante este resumo, a que se reforçam os benefícios para os idosos em termos de um envelhecimento saudável e muito mais preenchido, faz todo o sentido recordar que, quando vamos à rua devemos recolher os dejetos dos cães, colocá-los num saco atado dentro do lixo, uma vez que, este gesto também faz parte do processo e da responsabilidade dos seus donos em qualquer idade. Depois, é ter em conta as orientações do veterinário, uma vez que, cada animal requer os seus cuidados especiais. Com tudo isto em linha de conta, é só aproveitar o melhor possível a sua relação com o seu animal de estimação!
 
Fátima Fernandes