Sociedade

Dezenas de jovens de mérito foram homenageados em Albufeira

 
 
 
O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira acolheu dezenas de jovens homenageados, na data em que se celebrou o Dia Internacional da Juventude, este ano subordinado ao tema “Solidariedade Intergeracional: Criar um Mundo para todas as Idades”.

Sessenta e dois jovens dos Agrupamentos de Escolas de Albufeira Poente, Ferreiras e Vale Pedras e vários Clubes e Associações desportivas, culturais e sociais do concelho, que se destacaram em áreas como o Desporto, Cidadania, Artes, Cultura e Mundo Académico foram elogiados pelo seu sucesso, mas também pelo empenho e altruísmo dedicados a causas sociais e humanitárias.
 
Na sua intervenção, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinhou que “fomentar a solidariedade entre gerações é fundamental para garantir uma sociedade mais inclusiva e sustentável”. O autarca mostrou-se satisfeito por ver presente na sala várias gerações (jovens, pais e avós).
 
O responsável frisou a importância de reconhecer o valor das futuras gerações, “a juventude é o futuro de uma nação, de uma cidade, de um concelho”, tendo salientado, igualmente, a necessidade “de eliminar barreiras relacionadas com a idade e o género, com vista a construir um mundo melhor para todos”.
 
O presidente voltou a enfatizar a importância da solidariedade intergeracional, face a um mundo com cada vez mais desafios que ameaçam o bem-estar e o futuro das comunidades, dando destaque às alterações climáticas, à seca, aos incêndios, à gestão dos resíduos, à guerra, à Covid, ao aumento da inflação, entre outros problemas que, atualmente, afetam a sociedade. “O futuro é incerto, pelo que precisamos de trabalhar todos em conjunto, promovendo pontes intergeracionais e quebrando barreiras, com vista a construir um planeta mais sustentável e um mundo mais justo e inclusivo”. Para além destas reflexões, exortou os jovens a serem os “embaixadores da sociedade”, através da sua participação ativa nas associações desportivas, culturais, sociais e da escola que frequentam, envolvendo-se em iniciativas de voluntariado e participando na vida cívica e política.
 
Isabel Frade, em representação do IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto, reiterou o papel difícil que a juventude tem pela frente, tendo destacado que o IPDJ está de portas abertas para acolher e apoiar as ideias e projetos apresentados pelos jovens. Isabel Frade aproveitou para referir que “em projetos de Cidadania e Participação desenvolvidos pelo IPDJ, Albufeira e a Escola Secundária local têm estado sempre em destaque”.
 
Em nota divulgada, o município de Albufeira lembra que ao longo dos últimos anos, tem feito uma aposta forte na criação de infraestruturas e desenvolvimento de políticas de apoio a esta faixa etária da população, “com destaque para o empreendedorismo jovem, a criação do Gabinete da Juventude, que neste momento está a ser melhorado e revitalizado, a candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto, a realização de programas de âmbito educativo e cultural como os Prémios Sophia, o Albufeira Fest, concertos de bandas juvenis no Jardim de Montechoro, o Albufeira Sounds Sunset, bolsas de estudo ou programas de apoio à habitação jovem.” referiu Cristiano Cabrita, na qualidade de vice-presidente e vereador responsável pelo Desporto e Juventude. “Trata-se de uma aposta inequívoca deste mandato nos jovens que são o futuro da sociedade e em simultâneo o seu reflexo”, acrescentou. Sublinhou ter imenso orgulho nestes jovens, a quem desejou as maiores felicidades, chamando a sua atenção para valores como o respeito, a ética e a humildade, terminando a referir “estamos sempre de portas abertas para vos receber”.
 
Todos os jovens receberam uma peça alusiva ao momento e um diploma de reconhecimento de mérito, que foram entregues pelo presidente, pelo vice-presidente e pelos vereadores Cláudia Guedelha, Ricardo Clemente, Abel Zua e Desidério Silva, regista o município em nota de imprensa.
 
A cerimónia terminou com um almoço convívio e um passeio de barco pela costa de Albufeira.