A viagem tem também um cariz humanitário.
O Município de São Brás de Alportel e o Grupo Marafados do TT Algarve promoveram no último sábado, junto aos Paços do Concelho, a partida simbólica da “Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrakech: Memorial João Rosa Beatriz”, que arranca oficialmente a 26 de dezembro.
Um momento que contou com a presença dos vários participantes assim como do Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Algarve, Arq.º Alegria, do Presidente do Grupo Marafados do TT Algarve, António Vilela, do Executivo Municipal e dos Presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, segundo avança nota de imprensa da edilidade.
Esta expedição é uma incursão ao norte de África, que permitirá alargar horizontes e recuperar a herança do Al-andaluz tendo como inspiração a história singular de João Rosa Beatriz, livre-pensador e republicano que fundou o concelho de São Brás de Alportel em 1914 e partiu para Marrocos em 1915 onde viveu até à sua morte.
Durante a partida simbólica, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, ofereceu ao grupo um exemplar de “O Testamento Político de João Rosa Beatriz”. O Presidente do Grupo Marafados do TT Algarve, António Vilela, disse que irá ler excertos da obra em diferentes momentos da expedição.
Entre 26 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018, ao longo de 3.700 quilómetros, os participantes terão a oportunidade de entrar em 2018 com uma experiência única, por um Marrocos profundo e conhecer os locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz, explica a autarquia.
Esta viagem tem um cariz humanitário que se concretizará com uma ajuda que será entregue a uma instituição de apoio à infância e juventude localizada em Ouezzane, similar à “Casa dos Rapazes”.
A iniciativa marca um novo impulso no acordo de cooperação que o Município de São Brás de Alportel firmou à mais de uma década com o Município de Ouezzane.