Economia

FARO:“Sr. Alô Pizza” conta história de sucesso

 
Certamente que o nome “Alô Pizza” não passa despercebido à maioria dos farenses e a muitos algarvios que, numa passagem pela capital se deliciam com uma especialidade da casa.

 
Uma variedade de pizzas a que se acrescenta um menu rico em alternativas e complementos, sem esquecer as sobremesas, são o primeiro convite para uma visita à “Alô Pizza”.
 
Com a opção de entregas ao domicílio, a “Alô Pizza” é também uma referência de comodidade aliada a um produto de excelência.
 
Natural de Castro Verde, José Vilhena veio para o Algarve com o intuito de tirar um curso de Guia Interprete. Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e, trabalhou nesse ramo de atividade até 1992, altura em que um amigo residente no Canadá “o incentivou” a mudar o percurso profissional. 
 
“Falou-me num sistema de confeção de pizzas e de entregas ao domicílio e de repente fez-se luz! Achei a ideia interessante e inovadora para a nossa região, mas sabia que teria de investir muito num produto de qualidade que marcasse as pessoas e que as fidelizasse”.
 
Motivado com a oportunidade de transportar para o Algarve um projeto muito em voga no Canadá, nos EUA, França e outros países, José Vilhena não hesitou em colocar em marcha uma casa que pudesse confecionar as melhores pizzas da cidade com entregas ao domicílio. Em 2 de Janeiro de 1993, o seu sonho tornou-se realidade.
 
“Era um tempo difícil, claro que diferente da atual conjuntura, mas não era propriamente fácil iniciar algo novo em Faro ou em qualquer lugar na região. 
 
Arrisquei na altura em que abriu a Tele Pizza em Lisboa e acreditei que haveria espaço para um negócio do género no Algarve”.
 
Consciente de que teria de inovar para ter sucesso, José Vilhena apostou em três pilares essenciais: o atendimento telefónico de qualidade, a confeção de excelência e com ingredientes produzidos pela sua equipa, sendo que na terceira fase, o cliente teria de ficar satisfeito com o produto final. E “até hoje é essa a base do nosso trabalho. Já conhecemos muitas alterações, ultrapassamos muitas dificuldades, uma vez que, na época não havia os materiais para o transporte que temos hoje, mas continuamos a primar pela qualidade e, sobretudo pela diferença”.
 
Temos em conta que existe concorrência, que os seus produtos são praticamente standarizados, pelo que “apostamos em manter o nosso lema: confecionar os ingredientes que apresentamos ao cliente para que saiba com o que pode contar, sem perder de vista a mesma qualidade e sabor”.
 
Para manter um negócio e os clientes satisfeitos, “é essencial que não existam surpresas. O cliente sabe que compra uma determinada pizza, por exemplo, e ela terá de corresponder às suas expetativas, pelo que, mesmo em tempo de crise, mesmo com custos adicionais a todos os níveis, temos de garantir que esse produto final tenha a nossa marca”. Relativamente ao impacto da concorrência na cidade, o responsável da Alô Pizza, disse ao Algarve Primeiro que, curiosamente, a procura pelos nossos produtos aumentou desde que chagaram cá as multinacionais. É verdade que os produtos são sempre iguais, que é tudo feito em fábrica, mas as pessoas continuam a apreciar a nossa diferença, o que é ótimo”!
 
Como não seria de admirar, numa região turística e com um vasto potencial, a “Alô Pizza” foi rapidamente precedida por outros grandes grupos na nossa região, “o que nos tem dado mais motivação para prosseguir com a nossa estratégia inicial: um bom serviço, rapidez nas entregas e uma qualidade singular e distinta das demais. Há pormenores que nos identificam facilmente. Nós cozemos o frango, confecionamos a carne picada, descascamos o camarão que é cozido nas nossas instalações, cortamos o fiambre em cubos, primamos pelo melhor queijo e para que todos os ingredientes sejam de elevada qualidade”.
 
Na baixa de Faro, na Rua Cruz das Mestras, quando surgiu a primeira casa “Alô Pizza” a referência é de entregas rápidas ao domicílio, e de produtos com muita qualidade. Em Gambelas, o restaurante permite apreciar uma refeição no próprio local.
 
O “Sr. Alô Pizza” como é carinhosamente apelidado por muitos farenses, mostra-se satisfeito com os resultados obtidos e reforça que, “mesmo em tempos de crise, em que as pessoas têm menos poder de compra, mesmo com o aumento dos impostos para a restauração, no ano passado tivemos um aumento de vendas na ordem dos 10% e, este ano, a olhar pelos primeiros indicadores deste trimestre, parece-me que vamos superar os números do ano transato, o que é motivador”.
 
Em termos de expansão, José Vilhena afirmou ao nosso jornal que, “para manter a qualidade inicial, tem de haver um controlo rigoroso do que já se tem, por isso, não faço planos de abrir mais casas. Prefiro manter o que tenho e com a mesma referência de marca”.
 
Um negócio que funciona diariamente das 11 às 23h00, que só encerra no Natal e no Ano Novo, requer muita entrega, empenho e capacidade de trabalho, “é por isso que prefiro assegurar estes dois espaços e manter a mesma preferência dos clientes. Nem sempre a expansão é a melhor opção para crescer”.
 
Ligada a iniciativas culturais e desportivas, a marca “Alô Pizza” tem ajudado a patrocinar os mais variados eventos, desde iniciativas da ASMAL, da APATRIS, do Clube de Ténis, Gambelas, do Moto Clube de Faro, ou da Universidade do Algarve “porque consideramos importante estar ao lado de quem precisa desse nosso apoio”.
 
Com uma equipa de 16 pessoas que pode aumentar em alguns períodos do ano, a “Alô Pizza” é segundo o seu responsável, “o reflexo de um trabalho muito exigente, rigoroso e que requer muito conhecimento, envolvimento e entrega humana”. Considerando essa como a principal chave do seu sucesso, José Vilhena não esconde a valorização que faz de quem com ele trabalha para ver crescer o seu projeto.
 
Para abrir o apetite, o responsável confidenciou que, os mais jovens preferem a pizza com fiambre e queijo, enquanto que os mais graúdos gostam de variar e experimentar outros pratos e variedades.
 
Alô Pizza em Faro, tel:800 224488