Cultura

FOLKFARO está de regresso com “Danças do Mundo pela Cultura da Paz”

Grupo Folclórico de Faro
Grupo Folclórico de Faro  
Tarumbeta Africa (Nairobi), Quénia
Tarumbeta Africa (Nairobi), Quénia  
Conjunto Folclórico Arte Nativa (Viamão), Brasil
Conjunto Folclórico Arte Nativa (Viamão), Brasil  
Está de regresso o maior festival de folclore do sul, com arranque no dia 21 de agosto no Teatro das Figuras. “Danças do Mundo pela Cultura da Paz” é o mote para uma semana intensa de música, dança e tradições.

A 18ª edição do FOLKFARO, que tem como centro a capital algarvia, irá estender-se a outras localidades da região, com diferentes ritmos, através de grupos dos quatro cantos do mundo, que participam no festival de 21 a 27 de agosto.
 
Numa organização anual do Grupo Folclórico de Faro, com o apoio principal do Município de Faro, o festival realiza-se desde 2003, tendo sido interrompido em 2020/2021 devido à pandemia. 
 
A gala de abertura acontece no Teatro das Figuras, em Faro, na noite de 21 de agosto (domingo, às 21:30), com a participação do grupo anfitrião, e de cinco grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do teatro, na BOL – bilheteira online, ou nas lojas FNAC.
 
Os grupos participantes, foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças dos seguintes grupos: Čajavec Folk Dance Ensemble (Banja Luka), Bósnia-Herzegovina, Conjunto Folclórico Arte Nativa (Viamão), Brasil, Tierras Mexicanas (Cidade do México), México, Agrupación Panamá Folklore (Cidade do Panamá), Panamá, Grupo Folclórico de Faro (anfitrião), Portugal, e Tarumbeta Africa (Nairobi), Quénia.
 
Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais três grupos internacionais no palco do Largo da Sé, num total de 10 presenças internacionais: Ballet Folklórico Rumicani - Argentina, Group Krida Budaya - Indonésia e Folk Ensemble Maly Slask da Polónia, com as participações especiais do Clube de Danças João de Deus & Associação S. Brás Bailando e Sandra Cristo (Hino do FolkFaro - “Unidos por um Laço”)
 
Os espetáculos são diários no Largo da Sé de Faro.
 
Por noite, atuam dois grupos de países diferentes, culminando com o grande espetáculo de encerramento, no sábado, dia 27, com os cinco grupos participantes e o grupo anfitrião. 
 
O FolkFaro apresenta ainda, diversos espetáculos em localidades e concelhos vizinhos, de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, num total de 12 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participam nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.
 
Segundo a organização, «as animações de rua, assim como os desfiles dos grupos na baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro e na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade». 
 
Os programas especiais para crianças na Biblioteca, e para idosos na Associação de Reformados e Pensionistas de Faro reforçam a componente social do festival. Os ateliers de dança, na Escola EB 2,3 Santo António, irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos visitantes.
 
Na manhã do último dia do festival, decorrerá a celebração ecuménica na Igreja de S. Pedro.
 
Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, as Juntas de Freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca e Fagar, apoiam ou colaboram com a organização do evento.
 
O FOLKFARO é o único festival do sul do país, com a certificação internacional do CIOFF®- Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.
 
Grupos participantes:Bósnia-Herzegovina:
 
Brasil:
 
México:
 
Quénia:
 
Panamá: