Está de regresso o maior festival de folclore do sul, com arranque no dia 21 de agosto no Teatro das Figuras. “Danças do Mundo pela Cultura da Paz” é o mote para uma semana intensa de música, dança e tradições.
A 18ª edição do FOLKFARO, que tem como centro a capital algarvia, irá estender-se a outras localidades da região, com diferentes ritmos, através de grupos dos quatro cantos do mundo, que participam no festival de 21 a 27 de agosto.
Numa organização anual do Grupo Folclórico de Faro, com o apoio principal do Município de Faro, o festival realiza-se desde 2003, tendo sido interrompido em 2020/2021 devido à pandemia.
A gala de abertura acontece no Teatro das Figuras, em Faro, na noite de 21 de agosto (domingo, às 21:30), com a participação do grupo anfitrião, e de cinco grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do teatro, na BOL – bilheteira online, ou nas lojas FNAC.
Os grupos participantes, foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças dos seguintes grupos: Čajavec Folk Dance Ensemble (Banja Luka), Bósnia-Herzegovina, Conjunto Folclórico Arte Nativa (Viamão), Brasil, Tierras Mexicanas (Cidade do México), México, Agrupación Panamá Folklore (Cidade do Panamá), Panamá, Grupo Folclórico de Faro (anfitrião), Portugal, e Tarumbeta Africa (Nairobi), Quénia.
Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais três grupos internacionais no palco do Largo da Sé, num total de 10 presenças internacionais: Ballet Folklórico Rumicani - Argentina, Group Krida Budaya - Indonésia e Folk Ensemble Maly Slask da Polónia, com as participações especiais do Clube de Danças João de Deus & Associação S. Brás Bailando e Sandra Cristo (Hino do FolkFaro - “Unidos por um Laço”)
Os espetáculos são diários no Largo da Sé de Faro.
Por noite, atuam dois grupos de países diferentes, culminando com o grande espetáculo de encerramento, no sábado, dia 27, com os cinco grupos participantes e o grupo anfitrião.
O FolkFaro apresenta ainda, diversos espetáculos em localidades e concelhos vizinhos, de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, num total de 12 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participam nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.
Segundo a organização, «as animações de rua, assim como os desfiles dos grupos na baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro e na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade».
Os programas especiais para crianças na Biblioteca, e para idosos na Associação de Reformados e Pensionistas de Faro reforçam a componente social do festival. Os ateliers de dança, na Escola EB 2,3 Santo António, irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos visitantes.
Na manhã do último dia do festival, decorrerá a celebração ecuménica na Igreja de S. Pedro.
Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, as Juntas de Freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca e Fagar, apoiam ou colaboram com a organização do evento.
O FOLKFARO é o único festival do sul do país, com a certificação internacional do CIOFF®- Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.
Grupos participantes:Bósnia-Herzegovina:
Brasil:
México:
Quénia:
Panamá: