O autor brasileiro Itamar Vieira Junior vai estar esta quinta-feira, 6 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, para a apresentação pública com entrada livre de “Torto Arado”, Prémio LeYa 2018.
A apresentação da obra estará a cargo de Mirian Nogueira Tavares, docente da Universidade do Algarve.
De acordo com nota de imprensa da autarquia, trata-se de "um livro comovente que traz a herança dos clássicos, uma trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, “Torto Arado” é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato".
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. É geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro.
Publicou a coletânea de contos “A Oração do Carrasco” (2017), finalista do prestigiado Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas em França e nos EUA. O seu último trabalho é o presente romance, “Torto Arado”, galardoado com o Prémio LeYa em 2018.
A obra estará para venda durante a sessão (pela Livraria Papelnet)